CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições Abertas

IFF Bom Jesus receberá minicurso sobre cultivo de pequi na região noroeste fluminense

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/08/2024 09h02, última modificação 02/08/2024 15h16
Interessados podem se inscrever pelo site do evento. Haverá certificado para os participantes.
Minicurso “Cultivo do pequi, o ‘ouro do cerrado’, na região noroeste fluminense: propagação e importância cultural no Brasil”

Haverá certificado para os participantes que concluírem a capacitação.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana receberá uma das atividades da programação da 17ª Semana do Produtor Rural, que será realizada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) entre os dias 05 e 09 de agosto. O minicurso “Cultivo do pequi, o ‘ouro do cerrado’, na região noroeste fluminense: propagação e importância cultural no Brasil” acontecerá na próxima terça-feira, dia 06 de agosto, e contará com partes teórica e prática. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo site https://eventos.iff.edu.br/cultivodepequi

A capacitação terá início às 9h, na sala 105, e a manhã será dedicada a exposição teórica, seguida das atividades práticas, a partir das 13h. Será ministrada pela doutoranda Rachel Martins da Rocha Silva, aluna do programa de pós-graduação em Produção Vegetal da Uenf.

O curso integra a programação da 17ª Semana do Produtor Rural da Uenf e será realizado no IFF Bom Jesus, que conta com um pomar de pequi implantado há oito anos pelo professor Ernany Costa. Ele afirma que a parceria do projeto de extensão do Campus Bom Jesus com a Uenf possibilitou o aprofundamento dos estudos da espécie na região. “Em função dessa parceria serão apresentados resultados da caracterização do pequizeiro, como a época de floração, a estimativa do potencial produtivo e qualidade dos frutos produzidos. Considerando as mudanças climáticas e o agravamento da aridez no Norte e Noroeste, será destacado o potencial dessa espécie para povoamento de topos de morros e promover a cobertura do solo em áreas destinadas a reserva legal”, antecipa. O evento é aberto a estudantes, servidores e comunidade externa.

Mais informações estão disponíveis no site do curso.