CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF e UENF planejam ações para fortalecer aquicultura no noroeste fluminense

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/07/2024 10h50, última modificação 16/07/2024 10h58
Capacitações para aquicultores e processamento da produção são algumas das iniciativas previstas.
IFF e UENF planejam ações para fortalecer aquicultura no noroeste fluminense

Representantes do IFF, UENF e secretaria de infraestrutura de Cardoso Moreira participaram de reunião no Laboratório de Aquicultura do IFF Bom Jesus.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) se uniram para a realização de mais um projeto que beneficiará a comunidade do noroeste fluminense. O objetivo é unificar ações que já estão em desenvolvimento nas instituições no setor de aquicultura, buscando o fomento e desenvolvimento da atividade na região.

Um acordo de cooperação entre o IFF e a UENF foi firmado em reunião realizada no dia 11 de julho, no laboratório de Aquicultura do Campus Bom Jesus. O plano de trabalho contará com ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como a capacitação de aquicultores nas áreas de produção e beneficiamento de pescados, a consolidação de estruturas para produção de alevinos e processamento da produção pelos produtores.

Segundo o professor Alisson Jordão, a iniciativa é relevante devido à importância da aquicultura como atividade econômica na região. “A parceria fortalecerá o setor e trará benefícios para a comunidade. Os projetos conjuntos podem fortalecer as ações necessárias junto às comunidades de pescadores e produtores aquícolas”, explica. Reuniões de trabalho estão sendo realizadas para planejamento e definição das ações previstas.

Participaram da reunião realizada no dia 11 de julho o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Alisson Jordão; dos professores do Campus Bom Jesus Angélica Carvalho e Eduardo Moreira; do diretor-geral do projeto Pescartes e diretor do Centro de Ciências Humanas da Uenf, Geraldo Timóteo; e do representante da secretaria de infraestrutura de Cardoso Moreira (RJ), Elias Rocha Gonçalves.