Notícias
Desenvolvimento
IFF, Embrapa e Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro avaliam possibilidade de parceria para o setor de Avicultura

Setores como a avicultura e o novo abatedouro do IFF Bom Jesus foram visitados pelo grupo.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana poderá em breve ampliar sua atuação na área de avicultura no Noroeste Fluminense. A instituição recebeu, no dia 26 de março, a visita de pesquisadores e profissionais da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro para troca de experiências e avaliação da possibilidade de parcerias que beneficiarão o setor de avicultura na região.
O professor Will Pereira, que coordena o projeto de extensão “Desenvolvimento da avicultura tipo caipira nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense”, recepcionou o grupo e apresentou as estruturas do Campus Bom Jesus utilizadas no ensino, incluindo uma parada na Cafeteria Escola, o que agradou o pesquisador Eduardo Walter, da Embrapa. “No IFF encontramos pessoas vibrando com a avicultura, a pecuária como um todo. Foi realmente um encontro com professores, técnicos e alunos que vestem a camisa da agricultura e têm um belo campus com olhar para fora”, disse.
Segundo Eduardo, o objetivo da visita a pontos estratégicos do extremo noroeste fluminense é avaliar a possibilidade de criação de entrepostos de referência OvOLimpo. Trata-se de um projeto da Embrapa, desenvolvido em parceria com dezenas de instituições de ensino, pesquisa, extensão, defesa agropecuária e produtores, que se dedica a viabilizar a comercialização de ovos com segurança, qualidade e rastreabilidade na agricultura familiar. O projeto atua em diversos estados brasileiros e os planos para a região noroeste fluminense são de criar no IFF Bom Jesus e em uma propriedade do município de Itaperuna a MiniAgroindústria OvOLimpo, que opera com até 900 ovos/dia em 15m², servindo como referência para propriedades próximas.
O professor Will Pereira considerou a visita oportuna, pois possibilitou a troca de experiências e conhecimentos entre as instituições, além de alinhamento de ações entre o projeto de extensão coordenado por ele, que oferece apoio e orientação a produtores que desejam iniciar e desenvolver a produção de ovos em pequena escala, e o projeto da Embrapa. “Projetos distintos, mas que se complementam. Acredito que esse encontro contribuiu para formar uma parceria que trará benefícios significativos para o desenvolvimento do Noroeste Fluminense, impulsionado pela pesquisa, inovação e pela adoção de práticas sustentáveis”, avaliou.
A visita também contou com a presença do produtor Gabriel Gasparelli, aluno egresso do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus que hoje atua no setor de avicultura. Ele conta que foi no IFF, estudando e realizando atividades como bolsista em projetos da instituição, que desenvolveu o interesse por várias áreas do setor agropecuário. A escolha pela avicultura aconteceu com o apoio da família e a motivação e encorajamento do professor Will, que também vem contribuindo com orientação técnica por meio do projeto de extensão que coordena. “Comprei as aves, que ficaram sob os cuidados do IFF, e adaptamos um pequeno galpão em nossa propriedade. Hoje as galinhas já estão na propriedade e o manejo delas já não está sendo tratado apenas como trabalho e sim como algo prazeroso”, conta Gabriel.
Participaram da visita o representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, Rogério Garcia de Almeida, o coordenador estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários, André Sampaio, a estagiária Maria Teresa Almeida; os servidores da Embrapa Eduardo Henrique Miranda Walter e Fenelon do Nascimento Neto; os servidores do IFF Bom Jesus Rafael Loures, Columbino Teixeira e Will Pereira; e o produtor Gabriel Gasparelli.
Assistência Técnica - O projeto “Desenvolvimento da avicultura tipo caipira nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense” foi criado em 2023 e, desde então, oferece apoio a pequenos produtores com interesse em começar e desenvolver a atividade produtiva. Por meio dele, o professor visita as propriedades para avaliar a viabilidade de instalação e melhorias nas estruturas e técnicas de produção adotadas. A assistência é oferecida gratuitamente, cabendo aos produtores a aplicação das orientações dadas pelo docente e bolsistas do projeto. Visitas de acompanhamento também são realizadas periodicamente.
Interessados em participar podem procurar o professor Will Pereira no IFF Bom Jesus, ou pelo e-mail wpereira@iff.edu.br, para obter mais informações. Atualmente seis produtores são atendidos pelo projeto, nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Campos dos Goytacazes.