CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Parceria

IFF oferece curso a estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/05/2025 10h04, última modificação 28/05/2025 10h14
Capacitação na área de processamento de mel marcou a celebração do Dia Mundial das Abelhas, criado pela Organização das Nações Unidas e comemorado desde 2018.
Curso de Boas práticas no processamento de mel puro e composto

Graduandos participaram de atividades teóricas e práticas, oferecidas por servidores e estudantes do IFF Bom Jesus.

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana celebraram o Dia Mundial das Abelhas, comemorado em 20 de maio, de uma forma diferente neste ano: capacitando 60 estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, de Campos dos Goytacazes.

O professor Geraldo Pereira Junior e o técnico do setor de Apicultura do IFF Bom Jesus, Alcenio Lamão Nazarino, ministraram o curso “Boas práticas no processamento de mel puro e composto”, que também teve participação de alunos do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A capacitação teve carga horária total de oito horas e contou com conteúdo teórico, apresentado pelo professor Geraldo, e prático, orientado por Alcenio e bolsistas do setor de apicultura do campus.

O objetivo do curso é estimular o debate técnico entre alunos, reforçar a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e para os sistemas produtivos, e proporcionar vivências práticas relacionadas ao manejo e à industrialização e produtos apícolas. Já foi oferecido em outras ocasiões a estudantes da Estácio e em eventos do IFF Bom Jesus.

A graduanda em Medicina Veterinária Larissa Quintanilha Barreto, que também é egressa do IFF Campos Guarus, considerou a experiência enriquecedora. “Todos os setores estavam ali oferecendo conhecimento, deu para absorver tudo que estava sendo ensinado. Achei muito legal colocar a mão na massa. Fizemos tanto a desoperculação dos quadros de mel quanto a parte do mel composto. Foi uma experiência maravilhosa, que com toda certeza vai contar muito na minha vida profissional”, avaliou.

Ana Beatriz Pinheiro, aluna do 7° período de Medicina Veterinária, destacou o aspecto técnico da atividade. “Foi explicado o cuidado necessário na retirada do favo, desde a cera até a centrifugação para a extração do mel. Também aprendemos sobre a filtração e o reaproveitamento da cera para fazer novos favos. Todos puderam entender, na prática, o que foi ensinado”, lembra.

A estudante Marcela Gomes Oliveira, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus, é bolsista do projeto que promove o curso e já participou de algumas capacitações. Ela elogiou a atividade e ressaltou a importância para sua formação acadêmica. “Fomos super bem recebidos. Os alunos foram amigáveis, participativos e demonstraram real interesse pela apicultura. Todo esse planejamento, feito por meio do projeto de extensão, tem um papel essencial para nosso desempenho como bolsistas e futuros cientistas de alimentos”.

Para Natan Cunha Melo dos Santos, também estudante do IFF, a atividade foi uma oportunidade de colocar em prática habilidades de comunicação. “Fui bem recepcionado pelos servidores da Estácio, e a apresentação se tornou fácil pela dedicação do grupo. Essa experiência me mostrou como pode ser desafiador montar uma apresentação e prender a atenção da turma, mas o tema por si só facilita, porque a apicultura é algo que naturalmente desperta curiosidade”, considerou. O discente também destacou o momento em que os participantes do curso puderam experimentar o mel composto. “Não teve um aluno que não se ofereceu”, brincou.

A oportunidade de integração entre os dois cursos foi um ponto positivo para a discente Antônia dos Santos Mendes, do CTA. “Desde o primeiro momento fiquei impressionada com o entusiasmo e a receptividade de todos. Eles demonstraram um interesse genuíno pelo conteúdo, participaram das práticas e trouxeram questionamentos que enriqueceram a discussão”.

O mesmo foi elogiado pela professora Paula de Souza Barbosa, do curso de Medicina Veterinária da Estácio, para quem a parceria entre as instituições tem se mostrado cada vez mais produtiva. “Essa colaboração já vinha acontecendo em momentos pontuais e é perceptível o avanço dos alunos do setor de apicultura e a maturidade do curso. Essa troca entre instituições é muito enriquecedora. Nossos alunos ganham muito com a oportunidade de aprender práticas que geralmente só ocorrem em ambientes industriais”, avaliou, desejando que essa aproximação se mantenha no futuro.

Os profissionais do IFF também demonstraram satisfação em compartilhar o conhecimento produzido na instituição. Alcenio Lamão Nazarino, técnico do setor de apicultura, considerou a oportunidade gratificante. “Ver a desenvoltura dos alunos nas oficinas e, ao final, a emoção da coordenadora do curso da Estácio me marcou”. 

Para o professor Geraldo, a ação foi uma importante oportunidade para os discentes das duas instituições. “Ficamos felizes com os resultados obtidos. Os alunos puderam trocar experiências valiosas para a formação profissional e pessoal”, destacou o docente, que também agradeceu à Universidade Estácio pelo convite e receptividade, à equipe do setor de apicultura do IFF pela dedicação e ao setor de Extensão do Instituto pelo apoio na realização do curso.

Dia Mundial das Abelhas - A data foi estabelecida pela ONU em 2017 com o objetivo de sensibilizar as pessoas a respeito da importância das abelhas para a manutenção do equilíbrio ambiental e para a produção de alimentos, tendo em vista que promovem a polinização. A iniciativa visa, ainda, alertar sobre o número cada vez menor de abelhas no mundo e sobre a necessidade de fortalecer medidas de proteção desses insetos e outros polinizadores. O dia 20 de maio foi escolhido paor ser o dia do nascimento do esloveno Anton Janša, que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.