CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

IFF participa de organização da II Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste do Rio de Janeiro

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/09/2022 11h57, última modificação 12/09/2022 13h39
Evento aconteceu durante o tradicional Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, nos dias 9 e 10 de setembro.
Premiação da II Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste do Rio de Janeiro

Premiação aconteceu na noite de sábado, dia 10 de setembro, com a presença de autoridades, apoiadores e patrocinadores do evento.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana marcou presença na II Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste do Rio de Janeiro, realizada durante o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, nos dias 9 e 10 de setembro. Além do auxílio na organização e montagem do evento, o IFF contribuiu na realização da análise sensorial das amostras recebidas, feita no laboratório de Café do Campus Bom Jesus, com equipe da AlQualis Júnior, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e no laboratório da prefeitura de São José do Calçado, em parceria com o Incaper.

O concurso recebeu 61 amostras de café, das quais foram selecionadas as cinco melhores de cada categoria - natural e via úmida. Três cafés de cada categoria também foram oferecidos ao público durante a Mostra. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentá-los, compará-los com o café tradicional e eleger o melhor. Assim, houve premiação conforme escolha do júri técnico e outra para os campeões da votação popular.

A proposta da Mostra de Cafés Especiais do Alto Noroeste do Rio de Janeiro é promover os cafés da região, que inclui os municípios de Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula. Segundo o professor Lanusse Cordeiro, do IFF Bom Jesus, a participação do Instituto em eventos como esse reforça o caráter extensionista da instituição. "O trabalho de extensão permite o desenvolvimento regional, incentivando os produtores na melhoria da qualidade e, consequentemente, no valor do produto. Além disso, Rosal é um local com potencial turístico e eventos como esse atraem pessoas de várias localidades, impulsionando outros setores da economia local", analisa.

O evento foi realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Contou com apoio do IFF Bom Jesus, da AlQualis Jr., do Incaper, da Pesagro e das prefeituras municipais de Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Porciúncula e São José do Calçado.