Notícias
Tecnologia
III Ciclo de Diálogos promove discussões sobre Inteligência Artificial

Sete trabalhos foram aprseentados durante o evento.
A biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos foi a sala de aula da turma do nono período do Curso Superior em Engenharia de Computação do IFF Bom Jesus durante o III Ciclo de DIálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia, promovido em parceria com o projeto de extensão ThaumaCast. Alunos e professores tiveram uma noite de discussões sobre o uso de Inteligência Artificial em diferentes áreas, incluindo música, agricultura, finanças, acessibilidade e até mobilidade urbana.
O evento foi baseado na metodologia desenvolvida pelo ThaumaCast, coordenado pelo professor Rafael Tardin. O método é fruto de 10 anos de trabalho no Cineclube Debates, antigo projeto de extensão que atualmente funciona como um Hub Cultural. Alguns dos aspectos inerentes à proposta e presentes nas edições do Ciclo são o diálogo orgânico entre estudantes, professores e comunidade; e a integração entre cursos dos ensinos médio e superior.
Edivan Azevedo de Paula teve a oportunidade de expor seu trabalho desenvolvido durante a disciplina de Inteligência Artificial. Ele abordou a aplicação da IA à gestão de tráfego urbano, com a proposta de discutir como essas tecnologias, integradas a sistemas de monitoramento e análise de dados, podem oferecer respostas mais eficientes às complexidades do trânsito nas cidades. “A metodologia dos professores envolvidos, com apresentações dos algoritmos produzidos, seguidas de momentos de debate aberto, foi muito interessante por favorecer uma troca de diferentes áreas do conhecimento”, considerou o discente.
Segundo ele, a participação ativa da comunidade despertou a reflexão sobre aspectos éticos de sua área de conhecimento, o que contribuiu para seu aprendizado e desenvolvimento pessoal. “Fui colocado diante de questionamentos que nem sempre surgem no ambiente técnico da engenharia”, ponderou.
Os professores Roberto Luis Carvalho, de Matemática, e Thiago Juncal, de Física, elogiaram a qualidade dos trabalhos apresentados e ressaltaram a efetividade da metodologia. “Destacamos que, além da participação ativa da comunidade e dos alunos, o evento propiciou a divulgação das técnicas de modelagem para inteligência artificial presentes no curso de Engenharia, como redes neurais convolucionais, redes neurais recorrentes, LSTM, entre outras”, citou Roberto.
O professor Rafael Tardin, idealizador do método, também destaca as boas avaliações da comunidade ao longo dos anos de experiência no Cineclube e no ThaumaCast. “É uma metodologia que surge no ensino presencial, vira podcast e agora retorna às reuniões presenciais. Tem se mostrado extremamente eficaz e tem tudo a ver com a socialização do diálogo com a comunidade, que é a alma do Cineclube e está presente nos Ciclos de Debate”, afirmou.
Público participou ativamente das discussões, como propõe a metodologia do ThaumaCast.
Também prestigiaram o evento os professores Lanusse Cordeiro e Antônio Alonso, do Curso Técnico em Agropecuária; a coordenadora do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Christyane Bisi; e o coordenador do Curso Superior em Engenharia da Computação, Luiz Carlos Garcez.
O IV Ciclo de DIálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia está programado para acontecer entre os meses de julho e agosto, correspondendo às ações de curricularização da disciplina de Filosofia da Ciência e da Tecnologia, ministrada por Rafael Tardin. O evento novamente será realizado no Espaço Cultural Luciano Bastos.