CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento online

Inscrições para Ciclo de Debates do Nugedis começam na próxima segunda-feira, dia 10

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/08/2020 21h37, última modificação 04/08/2020 21h51
Evento acontecerá entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro, com programação online e gratuita.
Inscrições para Ciclo de Debates do Nugedis começa na próxima segunda-feira, dia 10

Programação prevê cinco encontros semanais, que acontecerão por meio online.

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus dará início, no dia 18 de agosto, a um Ciclo de Debates sobre temáticas como maternidade, preconceito e protagonismo jovem. As inscrições, gratuitas, terão início a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, pelo site do evento, que será online, aberto ao público e oferecerá certificado aos participantes.

A professora Laila Gomes, coordenadora do Núcleo, afirma que a interatividade será marca dos debates semanais, com participação do público na discussão e reflexão dos temas propostos. Segundo ela, o evento é uma iniciativa proposta diante dos cenários político-econômico-sanitário e sociais vivenciados nos dias atuais, quando diferentes questões ligadas a gênero emergem como elementos a serem debatidos pela comunidade escolar. “Como exemplo, podemos citar o aumento da desigualdade de gênero, materializada entre outros aspectos na divisão sexual do trabalho que exacerba, em muitos lares brasileiros, o acúmulo de tarefas das mulheres em tempos de isolamento social”, afirma. A temática abrirá a programação do evento, com a mesa redonda “Maternidade e Trabalho”, que acontecerá no dia 18  de agosto, às 14h.

Questões e preocupações relacionadas à pandemia do novo coronavírus também foram consideradas no planejamento da programação. “Buscamos abordar temas que se mostram urgentes neste momento: a maternidade e o debate sobre o acúmulo de atividades na rotina de mães, a importância de conhecer histórias de mulheres para que possamos desconstruir a imagem do padrão de beleza tão evidente hoje, a necessidade de autocuidados e atenção para o próprio corpo, bem como o alerta para os problemas do discurso da produtividade a qualquer custo e a urgência em estar mais conectado com a nossa sociedade, seja dentro da escola, na nossa comunidade, em nosso bairro ou em nossa casa, a fim de torná-la mais justa e igualitária”, antecipa a professora Sarah Vervloet Soares.

Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/nugedisbj.