CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Lançamento do Projeto Nossas Frutas

por admin publicado 29/06/2010 17h50, última modificação 15/12/2017 10h34
O lançamento do projeto “Nossas Frutas” acontece nesta quarta, 30 de junho, às 08h, no campus Bom Jesus. O encerramento do evento está previsto para as 17h.

     O projeto “Nossas Frutas” visa expandir a fruticultura no Estado do Rio de Janeiro pela inovação e transferência de tecnologias geradas através da PESAGRO-RIO, utilizando como metodologia a instalação de Unidades Demonstrativas no Estado do Rio de janeiro.

     Durante o evento serão ministradas palestras sobre inovações tecnológicas em fruteiras com Julio César Monteiro; José Francisco Martinez Maldonado; Alcílio Vieira, que representam a Diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - PESAGRO-RIO.

     Também será discutida a Comercialização de frutas na região Noroeste Fluminense e Financiamentos para produção de frutas, com Martinho Belo Soares da Empresa Responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Rio de Janeiro - EMATER-RIO e com Sérgio Cenci da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agroindústria de Alimentos.

     Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Fluminense, Hélio Gomes Filho, o projeto valoriza a atividade agropecuária das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, resultando em trabalho e renda da agricultura familiar. “O cultivo de fruteiras melhora as condições sociais e resulta em produção e comercialização com alto valor comercial e nutricional”.

    Segundo o Diretor Geral do campus Bom Jesus, Fernando Ferrara, o projeto “Nossas Frutas” é um convênio do campus Bom Jesus do Itabapoana com a Diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - PESAGRO-RIO, que prevê a expansão da fruticultura nas regiões sul, central e noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

     “O início de nossa atuação é na Região Noroeste, onde técnicos da EMATER-RIO e das prefeituras receberão treinamentos e atuarão como multiplicadores, possibilitando a realização de cursos e acompanhamento técnico aos produtores rurais interessados no plantio de fruteiras, além da utilização de tecnologias para as culturas de abacaxi, banana e maracujá. Esse convênio tem duração de 5 anos, onde todas as regiões serão alcançadas”, afirma.