CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

SAB

Maior reunião sobre pesquisa em Astronomia da América Latina tem participação do IFF Bom Jesus

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/11/2025 10h22, última modificação 07/11/2025 17h04
Professora e estudante do campus apresentaram trabalhos no evento, cuja edição foi a maior já realizada.
SAB 2025

Evento também possibilitou diálogo e troca de experiências com pesquisadores que são referência na área.

A professora Ana Cecília Soja e o estudante Pedro Henrique Rocha de Andrade, do Curso Superior em Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, participaram da maior reunião dedicada à pesquisa em Astronomia na América Latina, a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). São mais de 50 anos de tradição, reunindo astrônomos de todas as áreas e regiões do país para fortalecer parcerias e promover a pesquisa no assunto.

A edição de 2025 aconteceu em Caxambu (MG) e foi a maior já realizada, com aproximadamente 50 participantes e mais de 200 trabalhos apresentados. Entre eles, dois projetos do IFF Bom Jesus foram selecionados para apresentação oral e no formato pôster. O primeiro, apresentado por Ana Cecília, foi aprovado na categoria oral e faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela docente na área de Ensino de Astronomia. “Women in the Skiesdiscute a presença feminina na construção histórica das constelações do céu, questionando papéis de gênero e a importância da representatividade feminina. 

O trabalho “Stellar properties and chemical features of the Gaia Catalogue of Nearby Stars observed by GALAH DR4 foi apresentado no formato pôster. Desenvolvido por Pedro Henrique sob orientação de Ana Cecília e co-orientação da pesquisadora Maria Luiza Linhares Dantas, do Instituto de Astrofísica da Pontifícia Universidad Católica de Chile, o projeto propõe a análise de aproximadamente 6.000 estrelas a partir de dados observacionais obtidos com o telescópio espacial Gaia. Tem como objetivo contribuir para a compreensão da formação e evolução estelar.

Apesar da vasta experiência em apresentação de trabalhos em feiras de ciências, esta foi a primeira vez de Pedro em um congresso. Para ele, a principal diferença estava relacionada à cooperação. “Em um congresso não há competição, você só quer mostrar que está fazendo ciência, mostrar que sua pesquisa é importante, mas não de maneira competitiva, e sim colaborativa. Fiz apresentações para várias pessoas e todas elas contribuíram de alguma forma. Hoje estou usando essas contribuições para aprimorar e melhorar minha pesquisa”, considerou.

Uma das vivências favoritas de Pedro durante a SAB foi a imersão em um ambiente que permitiu aprendizados não só durante as atividades científicas, mas até em momentos de lazer. Os intervalos da programação, as mesas compartilhadas durante o almoço e até as áreas comuns do hotel foram oportunidades para discutir astronomia - algumas vezes, ao som do piano. “Foi um momento de muito aprendizado, não apenas de conhecimento científico, mas de conhecimento de vida. Fiz amizades, aprendi a me comportar em situações desconhecidas, e isso foi uma virada de chave. Meu pensamento mudou muito, tanto em relação ao pensamento crítico-científico quanto ao pensamento de vida. Evoluí como pessoa e estou muito feliz com isso”, disse.

A expectativa inicial, quando soube da aprovação para apresentação do banner, não acabou ao fim do evento. Pelo contrário, Pedro afirma que retornou com um novo ânimo para se dedicar à pesquisa, aos estudos e a novos projetos. A ideia mais recente é a criação de um grupo para discussão de artigos científicos e assuntos relacionados à engenharia. “Voltei do congresso com uma vontade tão grande de fazer as coisas acontecerem, de fazer mais pesquisa, criar esses grupos e comunidades para nos reunirmos e falarmos de inovações. Só tive essa ideia quando conheci um grupo semelhante no congresso”, afirmou. 

A professora Ana Cecília também elogiou a participação no evento e ressaltou a relevância não só para ela, enquanto pesquisadora, mas também para o Instituto. “É fundamental para a consolidação da pesquisa de ponta feita na instituição, sendo uma oportunidade tanto para docentes quanto para discentes de se atualizarem na área, estabelecerem novas parcerias e divulgarem o trabalho realizado no campus”.

Além das centenas de trabalhos apresentados, a SAB 2025 ofereceu minicursos, observação do céu com telescópio, sessões de planetário itinerante e mesa redonda. O evento aconteceu entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro. Mais informações estão disponíveis em https://rasab2025.sab-astro.org.br/programacao/