CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conquista

Mulheres Mil realiza formatura de horticultoras orgânicas no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/07/2024 14h36, última modificação 22/07/2024 14h50
A cerimônia aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel nesta quinta-feira, dia 18.
Formatura Mulheres Mil - Horticultor Orgânico Campus Bom Jesus

"Hoje, saímos daqui não apenas com um diploma, mas com a certeza de que somos capazes de alcançar grandes feitos", afirmou a oradora da turma, Roseane Euzébio Pereira.

Trajando becas, capelos e largos sorrisos, dignos do tamanho da conquista, as alunas do curso de Horticultor Orgânico celebraram, na última quinta-feira, dia 18, a conclusão de um desafio que parecia intransponível para muitas delas. Moradoras de Ponte do Itabapoana, distrito do município de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, elas se dedicaram a aulas e atividades práticas e concluíram a formação que tanto almejavam: são oficialmente horticultoras orgânicas formadas pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, por meio do programa Mulheres Mil.

A cerimônia aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, no IFF Bom Jesus, e contou com a presença de servidores do campus, profissionais vinculados ao programa, amigos e familiares. “Hoje, não comemoramos apenas a conclusão de um curso, mas a transformação de vidas e o fortalecimento de sonhos através do programa Mulheres Mil”, afirmou a oradora da turma, Rosiane Euzébio Pereira. Em seu emocionante discurso, ela relembrou os obstáculos superados e as vitórias alcançadas. Também agradeceu a todos que tornaram a jornada possível. “Com determinação e coragem, alcançamos um novo patamar em nossas vidas. O programa Mulheres Mil nos proporcionou mais do que apenas conhecimento técnico; nos deu a oportunidade de redefinir nosso futuro, nos empoderar e acreditar em nosso potencial”, considerou.

Emocionado, o paraninfo da turma, Jonas Defante Terra, enalteceu o compartilhamento de experiências proporcionada pelo convívio em sala de aula. “O melhor momento de ser professor é o de presenciar esta cerimônia. A gente confirma que tudo aquilo que dialogamos, trocamos em sala de aula, não fica lá. Com pés no chão, com lápis na mão, vocês carregam uma força gigantesca, que faz vocês avançarem”, elogiou.

O coordenador do curso, Antonio Alonso, agradeceu os parceiros, sem os quais o sucesso da iniciativa não teria sido possível, e parabenizou as formandas, lembrando que podem continuar contando com a instituição. “Vocês são mulheres empoderadas, capazes, de força e de garra. São capazes de conquistar o que quiserem. Parabéns! E sempre que precisarem, estaremos presentes”, disse.

A cerimônia também contou com a participação da coordenadora pedagógica do Programa Mulheres Mil no IFFluminense, Sarah Vervloet, que destacou a preocupação do Instituto em garantir condições de êxito para as estudantes. “Entre vários desafios, essas mulheres enfrentam não só questões ligadas à vulnerabilidade social, mas as dificuldades de chegar à escola. Tivemos um momento de enchente e prontamente o IFF Bom Jesus teve a capacidade de ir às nossas alunas, para que não desistissem. Nosso desejo era vê-las se formando, então esta é uma vitória muito grande para nós”, recordou, incentivando-as a buscar novos cursos e a continuarem se capacitando.

A professora Thaís Romano, coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFF, ressaltou o trabalho da equipe responsável pela oferta e realização dos cursos, citando a amplitude das ações do programa. “Esta é a terceira formatura que realizamos no IFF nesta semana. Para nós, da equipe, é uma satisfação e uma alegria que não têm preço. É um trabalho de muitas mãos. Muitas mesmo, que trabalham incessantemente para fazer tudo isso acontecer”, explicou.

Por fim, a cerimônia foi encerrada pelo diretor-geral substituto e diretor de Planejamento do Campus Bom Jesus, Rafael Ferreira de Almeida, que desejou sucesso às concluintes. “Vocês estão saindo daqui hoje com as ferramentas e o conhecimento necessários para fazer a diferença. O mundo precisa de horticultoras orgânicas apaixonadas e comprometidas. Continuem aprendendo, inovando e inspirando aqueles ao seu redor. Desejo a vocês todo o sucesso em suas jornadas futuras. Que vocês tenham muitas realizações e que nunca percam a paixão pelo que fazem”, incentivou. Após a cerimônia, uma recepção foi oferecida aos presentes, no antigo refeitório do campus.