CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inclusão

Napne do Campus Bom Jesus recepciona novos monitores

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/05/2023 18h07, última modificação 12/05/2023 18h57
Alunos selecionados por meio de processo seletivo acompanharão estudantes com Necessidades Educacionais Específicas durante o ano letivo de 2023.
Napne do Campus Bom Jesus recepciona novos monitores

Monitores foram recepcionados na sala do Nùcleo.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana celebrou, na última quarta-feira, dia 10 de maio, a recepção dos novos bolsistas do Núcleo. Selecionados pelo Edital nº 12/2023, os monitores atuarão durante o ano letivo de 2023. Eles receberam orientações da equipe, conheceram os alunos que serão atendidos e se confraternizaram.

"Essa seleção faz parte da política do campus, que oferece monitorias individualizadas para alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). A função dos monitores é apoiar os estudantes com dificuldades de aprendizado por meio de plantões de atendimento individual e aulas de reforço, a fim de facilitar a aprendizagem", explica a coordenadora do Napne, Cleidiane Basilio. A equipe técnica do Núcleo acompanha a trajetória acadêmica do estudante, oferecendo monitorias em todas as disciplinas cursadas ao longo do ano letivo.

Maurício Santos Posoni, aluno do curso superior de Engenharia da Computação, foi um dos selecionados pelo processo seletivo. Ele afirma que tem como expectativa auxiliar os alunos em suas dúvidas e desenvolver não só as capacidades dos discentes, mas as suas próprias como monitor. O monitor Gustavo Real Badaró Albano, aluno do segundo ano do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente, também espera "aprender e ajudar os alunos, aprimorar meu desenvolvimento pessoal e social, quebrar barreiras e ser bem-sucedido em cumprir com as obrigações e desafios dessa atividade", disse. Já a estudante Evelly Proveti, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Química, deseja ser útil em ajudar seus colegas da melhor forma possível. "Participar desse programa melhorará minha própria experiência no IFF", prevê.

Além da coordenadora e dos nove monitores recém-integrados à equipe, o Napne conta com os tradutores e intérpretes de Libras Fabrício Chieza e Vivia Mery; os mediadores Luciara Alves e Rafael Berton; e a profissional especializada de nível superior, Ieda Batista.