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Conscientização
Napne promove palestra sobre TDAH na quarta-feira, dia 17
Inscrições devem ser feitas pelo portal do evento.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana realizará, nesta quarta-feira, dia 17 de julho, uma palestra sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ministrada pela especialista em meninos atípicos, escritora e neuropsicopedagoga Viviane Frois. O evento terá início às 13h30min, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. É gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever em https://eventos.iff.edu.br/tdah.
Segundo o coordenador do Napne do Campus Bom Jesus, Fabricio Chieza, o objetivo é possibilitar um olhar mais sensível sobre o indivíduo com TDAH, despertando a busca por conhecimento sobre o tema para gerar compreensão e tornar o relacionamento com este público mais assertivo. “Ao nos aprofundarmos no tema, percebemos que o indivíduo com TDAH tem suas potencialidades e características únicas. A partir desta análise, evitamos uma imagem estigmatizada do ser, com uma visão mais consciente, que compreende que a pessoa está além de um diagnóstico”, afirma.
Alguns dos comportamentos característicos do TDAH são agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, movimento de mãos e pés, manipulação de vários objetos, dificuldade para ficarem paradas ou quietas e de permanecerem atentas durante atividades longas ou desinteressantes. Falar muito e a fácil distração por estímulos do ambiente ou com seus próprios pensamentos também são ações relacionadas ao transtorno.
“O compartilhamento de informações sobre TDAH torna a sociedade mais preparada para compreender, conviver e disponibilizar a acessibilidade dentro de cada necessidade específica do indivíduo”, destaca Fabricio. Segundo a profissional, o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
O estudante Leonardo de Oliveira Resende está cursando o Técnico em Meio Ambiente no IFF Bom Jesus. Diagnosticado com TDAH, ele compartilha sua experiência e as estratégias de acessibilidade que utiliza para contornar os desafios do dia a dia. Para o discente, o maior desafio foi se adaptar à carga horária do curso, já que anteriormente estudava em uma escola particular, em apenas um turno. “O curso exige mais de mim, porque, além de ser em dois turnos, tem disciplinas que eu nunca havia estudado”, conta. A convivência com a turma também foi desafiadora no início, devido à sua dificuldade em se abrir para novas experiências. Com dedicação e acolhimento, a relação com os colegas tem melhorado.
O acompanhamento oferecido pelo Napne tem contribuído para reduzir as dificuldades de aprendizagem de Leonardo. “Quando professor vem até minha mesa e me orienta, fica mais fácil compreender o conteúdo e sanar as dúvidas”, considera. Ele conta também que teve dificuldades em se conscientizar sobre o comportamento e postura que deveria adotar, considerando as limitações que o TDAH lhe impõe. A partir da orientação, melhorou o foco nos estudos e já pensa nos frutos de sua dedicação.
Leonardo acredita que o IFF Bom Jesus oferece preparo para a profissão e para a vida. “Ao entrar no IFF observei que é uma escola diferenciada das demais, onde há um mundo de imaginação que recria a realidade em que vivo. Hoje tenho certeza de que uma das melhores coisas que eu já fiz foi ter vindo para o IFF”, avalia. A vivência na instituição também foi importante para o desenvolvimento de sua autonomia e independência. “Eu era muito desajeitado e o IFF mostrou que consigo fazer as coisas sozinho, tenho responsabilidade. Busco meu sonho de cursar a faculdade de medicina, pois nada é impossível. Aprendi que preciso ter força e acreditar em mim para conseguir ser uma pessoa melhor a cada dia”, conclui.
Fabricio cita algumas orientações para lidar com pessoas diagnosticadas com TDAH. Paciência, disponibilidade e informação são atribuições indispensáveis. “Conhecer sobre o diagnóstico, planejar atividades com antecedência, focar nas qualidades do indivíduo e incentivá-lo a ter persistência, encorajando a buscar ajuda profissional, também é importante, sem esquecer de respeitar a individualidade de cada um. Somos seres únicos”, resume.
Conscientização – No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico do TDAH e do tratamento para garantir melhor qualidade de vida, tanto para o indivíduo diagnosticado quanto para seus familiares.