CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

IFF Bom Jesus

Neabi realiza Abril Indígena online com mais de 500 participantes de diversas regiões do país

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/04/2020 20h16, última modificação 30/04/2020 21h28
Inicialmente foram oferecidas 300 vagas, mas grande procura levou à ampliação da oferta de atividades.
Abril Indígena do IFF Campus Bom Jesus

Em salas de webconferência, participantes puderam interagir durante atividades.

A sexta edição do Abril Indígena do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, realizada nessa quarta-feira, dia 29, ganhou novo formato para se adaptar à situação de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Por meio de webconferências, palestras gravadas previamente e até transmissões ao vivo por redes sociais, o evento reuniu mais de 500 pessoas em um dia inteiro de atividades dedicadas a discussões sobre os povos originários do Brasil. As vagas se esgotaram em cerca de 10 horas de inscrição e todas as atividades foram realizadas com número extra de participantes.

Ao som de “Por todas as nossas relações”, de Ernani Fornari, o estudante Enzo Caitano Côgo, do projeto Sarau do IFF, iniciou a conferência de abertura do evento. Agradecendo a todos os responsáveis pela realização do Abril Indígena, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, elogiou a iniciativa, que considerou criativa e inovadora. Ele destacou a importância de discutir a cultura, a identidade, os desafios e a luta dos povos originários. “É hora de refletir e aprender a resistência, a tenacidade de uma cultura que vive e busca viver em harmonia entre si e com o ambiente. Esse talvez seja um dos maiores ensinamentos para esse momento de pandemia”, considerou. O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira, também citou o caráter de resistência do evento. “O Abril Indígena destaca a resistência indígena, as lutas por territórios, por educação, por saúde, principalmente nesse momento de pandemia. Que essas atividades sirvam para nos fazer repensar nossos sentimentos e pensamentos conflituosos a respeito dos povos originários”, desejou.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus, professora Karina Neves, deu as boas-vindas aos participantes relembrando a atuação do Neabi desde sua criação, em 2013. “A grandeza desse evento está no seu potencial de promover reflexão sobre assuntos cada vez mais urgentes. Conhecer a riqueza e a beleza dos povos originários e sua relação com a natureza nos faz querer aprender mais sobre sua origem e a grandeza desses povos que têm muito a nos ensinar”, introduziu. Ela recebeu os participantes com a saudação indígena “Ererré”, que significa “Viva!”, desejando boas vibrações a todos.

Confira abaixo:

Atividades

A programação foi variada e contemplou desde oficinas sobre culinária indígena até discussões literárias e entrevista com representantes indígenas. O projeto Café com Letras, coordenado pela professora Ângela Poz, que também é pesquisadora da temática, buscou incentivar a leitura de mulheres indígenas, abordando a obra “Metade cara, metade máscara”, de Eliane Potiguara, referência na literatura indígena e na militância do movimento indígena brasileiro, além do seu envolvimento na luta pelos direitos humanos. A professora do IFF Itaperuna Gisela Bandoli participou pela primeira vez do evento e da atividade. Ela se diz encantada pelo realce da importância dada à leitura de obras de autores da literatura indígena, por conta da perspectiva adotada. “Um autor ou autora indígena, em seu lugar de fala, apresenta a sua cosmovisão ao falar de seu povo, o que é totalmente diferente de quando autores e autoras não indígenas falam do mesmo tema”, analisa.

Nesse sentido, o evento também contou com a participação de representantes indígenas, que compartilharam experiências e falaram sobre a cultura de suas comunidades. Shirley Djukurnã Krenak foi entrevistada por alunos e servidores do IFF Bom Jesus, por meio do projeto Jornal Estudantil. Entre outros assuntos, ela falou sobre o papel das mulheres da etnia Krenak, a relação com a natureza, rituais de cura, educação, além de citar episódios da luta histórica de seu povo, incluindo o impacto do rompimento da barragem de Mariana sobre a comunidade, que reside às margens do Rio Doce, em Minas Gerais. Encerrando a entrevista, ela incentivou a busca por informações sobre seu povo e deixou um conselho para os participantes: “tem muita história, muita coisa boa, muitos ensinamentos com a história do povo Krenak. Que vocês sigam o caminho do ensinamento de forma limpa, cheia de luz e de muita paz”, finalizou.

O projeto Cineclube Debates também recebeu o indígena Ivanilson Martins Xokó para a mesa redonda que discutiu o documentário “Do Novembro Negro ao Abril Indígena: Em busca da terra sem males”. Não foi a primeira experiência online do projeto, cujos planos incluem a realização mais frequente de atividades pela rede no futuro. “Foi uma experiência muito boa, que me engrandeceu não só como pessoa, mas como acadêmica. Ter contato com a temática, com os questionamentos, é sempre importante para quebrarmos preconceitos que construímos ao longo da vida. Debates como esse são fundamentais para nossa desconstrução, para nossa formação como pessoas melhores, com senso crítico”, afirma a bolsista do projeto, Clara Rabello, estudante do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente. Ela recomenda que todos participem de debates e se dediquem a buscar outros pontos de vista para alcançar tal desenvolvimento pessoal.

Outros aspectos da cultura indígena também foram abordados durante o evento, com discussões contextualizadas segundo a atualidade. O professor Sheler Martins de Souza ministrou a mesa redonda “O que a pandemia nos ensina sobre o processo de colonização, dominação e escravização e genocídio dos povos originários?”; o coordenador do Centro de Memória do campus, Fabrício Luiz Pereira, conduziu uma discussão sobre as perspectivas de ensino da história indígena no Brasil; a médica veterinária Paula Bastos falou sobre os Puris do Noroeste Fluminense do século XIX; e até a representação do indigenismo na literatura hispano-americana foi tema de debate, conduzido pela professora Anna Carolina Boldrini.

Culinária IndígenaPara deixar os participantes ansiosos por colocarem em prática as receitas da oficina sobre alimentação indígena, a professora Kátia Kawase e os técnicos de laboratório Luiz Paulo Estefanel e Wilson Amorim prepararam um belo cenário com exemplos do que seria ensinado. A oficina continuou em uma mesa redonda sobre o assunto.

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

 

 

Realização

Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF Bom Jesus, o evento mais uma vez contou com protagonismo dos estudantes, que estiveram envolvidos não só na oferta de atividades, mas também na criação e parte técnica da iniciativa. Os estudantes Luan Crisóstomo e Everaldo Junior, do curso superior em Engenharia da Computação, atuaram voluntariamente desde o início da produção, com a criação de vídeos, manutenção da plataforma onde o evento foi hospedado e disponibilização do conteúdo nos momentos programados. “Foi uma experiência única e divertida. Estamos muitos felizes e uma das coisas que achamos bem legal foi a chance de poder compartilhar um pouco de nosso conhecimento com nossos professores”, concordam os graduandos.

Laiza Setime Silva, do segundo ano do curso técnico de Alimentos, é bolsista do Neabi. Participando pela segunda vez do evento, dessa vez atuando também na organização, ela afirma que a proposta de oferecer a programação de maneira remota foi um estímulo para manter os estudos e o pensamento reflexivo durante a quarentena. Além disso, preparar-se para oferecer atividades deu novo significado à sua participação. “Poder levar e adquirir conhecimento, debatendo de forma saudável e levando questionamentos essenciais nesse momento realmente foi importante”, conta. 


Karina Neves, coordenadora do NeabiSegundo a coordenadora do Neabi, Karina Neves (foto), realizar o Abril Indígena por meio online foi um grande desafio. Foram muitas horas diárias dedicadas à adaptação das propostas, com a ajuda de alunos e servidores em todos os processos. “A ideia do evento foi muito audaciosa. Foi ousada. Levamos à frente à custa de muito trabalho. Tivemos a participação de alunos e servidores de outros campi do IFF, inscritos de todas as partes do Brasil, alunos, pais... foi maravilhoso. De forma virtual acolhemos a todos e promovemos o que estava dentro de nossa possibilidade. Foi muito bom”, orgulha-se.  

Inovação

Propor a realização por plataformas online, adaptando-se à realidade atual, não foi a primeira inovação do Neabi do IFF Bom Jesus. O núcleo foi o primeiro em todo IFFluminense a realizar um evento em grande escala, aberto à comunidade de modo geral, em 2013. Naquele ano, o Abril Indígena nasceu como Mostra Indígena e, desde então, segundo Karina, conta com expressiva participação do público externo. O reitor Jefferson Manhães agradeceu à equipe pela criatividade. “Obrigado em nome do IFF por serem perseverantes, educadores comprometidos com a formação dos nossos estudantes. É assim que fazemos a diferença”, incentivou.

Equipe

O Abril Indígena 2020 foi organizado pelo Neabi do Campus Bom Jesus, em parceria com o Centro de Memória, Jornal Estudantil, Cineclube Debates, Sarau do IFF, Café com Letras, Produção Audiovisual, Quartas Musicais e Espaço Cultural Luciano Bastos. Também participaram da organização os professores Anna Carolina Boldrini, Ângela Gomes, Fabrício Pereira, Kátia Kawase, Paula Bastos, Sheler Martins e Rafael Tardin.