Notícias
Bom Jesus
Nugedis realizará evento pelo Dia de Luta Contra a LGBTfobia na próxima quarta-feira, dia 17
Os Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense (IFF) realizarão, na próxima semana, uma série de eventos nas unidades do IFF para marcar o Dia de Luta Contra a LGBTfobia. O Campus Bom Jesus receberá, no dia 17 de maio, quarta-feira, a primeira mulher trans a adquirir o direito de utilização do nome social em Bom Jesus, Joyce Rodrigues, e a Drag Queen Lu Vendramini para uma roda de conversa sobre o tema "Toda maneira de viver e amar vale a pena - queer, queen, ser o que quiser". O evento terá início às 13h, na Sala da Marielle. A ação é gratuita e aberta ao público e os interessados podem se inscrever no site do evento, onde também estão disponíveis as atividades programadas para os demais campi do IFF.
Segundo a coordenadora do Nugedis do IFF Bom Jesus, Sarah Vervloet, o objetivo é trazer uma perspectiva regional sobre o assunto e traçar algumas metas de combate à LGBTfobia, dialogando sobre a realidade do campus e da cidade. Joyce e Luciano compartilharão suas experiências e vivências, conduzindo um debate que contará com a participação do público. "Com certeza eles têm bastante a acrescentar para nossa conversa", garante Sarah. Haverá certificação para os inscritos.
Sobre o evento - É no dia 17 de maio que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças. A partir deste momento, a homossexualidade perde o seu antigo sufixo “ismo”, o que caracterizava a orientação enquanto doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia. Com objetivo de conscientizar, informar e construir um diálogo saudável, este evento abordará temas relacionados à rejeição, ao medo, ao preconceito, à discriminação, à aversão ou ao ódio (LGBTfobia), sobre a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades, da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos, e o Instituto Federal Fluminense, por meio de seus Núcleos de estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (NUGEDIS), não pode deixar de encorpar mais essa luta pelos direitos sociais da nossa população.
Inscreva-se AQUI.