Notícias
Especial
Premiações encerram a XIII Mostra do Conhecimento
O projeto "A extensão da educação em saúde junto a juventude" foi premiado nas duas categorias da Mostra Científica: banner e apresentação oral.
A Mostra do Conhecimento mais uma vez mudou a rotina e movimentou o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. A 13ª edição do evento chegou ao fim no último sábado, dia 04 de outubro, após uma semana intensa de atividades, esporte, cultura, interação, troca de experiências e muita diversão. A cerimônia de premiação da Mostra Científica e do IFFIntercursos encerrou a programação, que mobilizou mais de mil pessoas envolvidas nas ações, da organização à execução e participação no evento.
Foram 846 inscritos, além dos participantes que prestigiaram apenas como ouvintes. O aluno Gabriel Dias, do Curso Técnico em Informática, considerou o evento muito proveitoso e afirma que aprendeu bastante sobre assuntos que vão além da sala de aula por meio dos cursos e palestras. “Tive a oportunidade de explorar temas que sempre despertaram minha curiosidade e também de me surpreender com novos aprendizados. A semana da Mostra foi um período repleto de atividades enriquecedoras, que me deixaram ainda mais motivado a participar de outros cursos e projetos”, disse.
Gabriel também reforçou conhecimentos já adquiridos por meio de uma das formas mais eficazes de aprendizagem: o ensino. Ao lado de seu amigo Davi Reis, com apoio do professor Anderson Veiga, ele ministrou seu primeiro minicurso e afirma que foi uma das melhores experiências que já teve. “Estudar, preparar e apresentar o conteúdo foi algo realmente incrível. Sem dúvidas, algo que quero repetir muitas outras vezes. Dois alunos do primeiro ano do ensino médio apresentando seu projeto para estudantes do curso de Engenharia da Computação foi uma experiência marcante e extremamente importante para nosso desenvolvimento”, orgulhou-se. Ele considera que a oportunidade proporcionou, ainda, a chance de crescer e mostrar o potencial dos estudantes.
A inclusão também esteve presente na programação, com atividades voltadas para crianças e público externo, além de pessoas com necessidades específicas. O minicurso "Mão na Massa: Sentindo, Criando e Saboreando – uma experiência de pizza para explorar texturas e sabores” foi especialmente preparado para crianças de 5 a 12 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além dele, a oficina “English Slime Time: Diversão que Gruda!", criada pela professora Jéssica Soares, foi oferecida a alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bom Jesus do Itabapoana. O sucesso foi tão grande que os estudantes do IFF Bom Jesus também quiseram participar da atividade.
“Para os alunos da APAE foi uma troca muito legal, porque foi uma experiência prática. Eles aprenderam do zero como produzir uma slime, com produtos simples, e viram como das reações químicas pode surgir um outro produto”, conta a professora. Segundo ela, a ideia de fazer slime surgiu da proposta de juntar o lúdico com o aprendizado de inglês. possibilitando o ensino de novos vocabulários e conceitos da língua. “A sala ficou cheia e conseguimos atender tanto os inscritos quanto os alunos que pediram para participar na hora da oficina. O retorno dos estudantes, nossa interação, foi mais legal do que eu imaginava”, comemorou Jéssica.
Gamificação - A novidade do ano, que mobilizou os participantes e tornou as atividades ainda mais atrativas, foi a gamificação. A busca pelos selos coloridos que poderiam ser trocados por prêmios exclusivos foi bem recebida pelos participantes, que realmente se engajaram para alcançar as metas de cada desafio.
A Atlética do Curso Superior em Engenharia da Computação também promoveu a Caça aos Pinguins, um desafio de enigmas que levavam a pinguins escondidos pelo campus. Cada um deles trazia uma dica para encontrar o prêmio final - o Pinguim Dourado. As dicas foram disponibilizadas diariamente durante toda a semana, com desafios que exigiam lógica, raciocínio e trabalho em equipe.
Científica - A Mostra Científica recebeu 98 trabalhos, de pesquisadores e estudantes não só do IFF Bom Jesus, mas também de outros campi, como o IFF Macaé, e outras instituições, como a UniFamesc. Segundo a Comissão Científica, o desafio da organização foi acompanhado do empenho dos alunos e orientadores, garantindo o sucesso da iniciativa. “Cada projeto apresentado mostrou o quanto a pesquisa e a extensão são fundamentais para a formação acadêmica e para despertar o olhar crítico e criativo dos nossos estudantes”, considerou a professora Ana Mara Figueiredo, que integra a comissão.
“Ver o entusiasmo de cada grupo, o cuidado com os detalhes e o orgulho em compartilhar seus resultados foi inspirador. Esses momentos mostram que o aprendizado vai muito além da sala de aula- ele se constrói na troca, na curiosidade e na coragem de colocar em prática o que se aprende”, acrescentou a docente. O evento premiou 13 trabalhos, sendo 7 banners e 6 apresentações orais. A relação dos vencedores está disponível no site da mostra.
Feira - A VI Feira de Oportunidades retornou neste ano com 21 parceiros, que puderam interagir com o público, apresentar produtos e serviços. A Frinense Alimentos mais uma vez marcou presença e, neste ano, com uma participação especial para o campus: dois egressos do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos retornaram à instituição como representantes da empresa e expressaram o sentimento de estarem de volta como profissionais.
“Foi uma experiência incrível e nostálgica. Passa um filme na cabeça de tudo que já vivi no IFF e tudo que a instituição me proporciona. Estou muito grata e fiquei extremamente realizada, porque se hoje estou como profissional é porque o IFF me formou, me ensinou. Pude também encontrar meus professores, que me trataram não só como aluna, mas também como profissional. Foi uma experiência maravilhosa e estou me sentindo realizada”, contou a cientista de alimentos Kasthiliane Rabelo, que cursou também o Técnico em Alimentos no Campus Bom Jesus.
A UniFamesc também é parceira garantida todos os anos e sempre oferece atendimentos com aferição de pressão arterial, verificação de glicose e orientações sobre saúde aos interessados. A servidora aposentada Erdelina Maria de Lima nunca perde as atrações da Mostra e aproveitou para verificar se a pressão estava em dia: “pressão de mocinha”, brincou.
SSAC - Organizada para os estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, o 4º Seminário Se Atualiza, Cientista! (SSAC) também integrou a programação da Mostra do Conhecimento. Gincana, palestras, mesa redonda e minicursos foram realizados durante os cinco dias de evento, com participação de convidados de diferentes áreas do setor alimentício.
A nutricionista Maria Fernanda Souza, egressa do Curso Técnico em Alimentos, afirma que se sentiu honrada pelo convite para participar da mesa redonda “A indústria de alimentos, a suplementação alimentar e a nutrição na prevenção e no controle de doenças crônicas”. O tema, que faz parte de sua rotina profissional, é também um de seus favoritos no mundo da nutrição. “Estar de volta ao lugar onde iniciei minha trajetória acadêmica, não mais como aluna, mas agora como nutricionista e palestrante, me fez reviver muitos momentos legais. Poder compartilhar com os estudantes, trocar ideias e mostrar como esse conhecimento pode impactar vidas foi muito gratificante”, disse, elogiando o engajamento e interesse dos discentes.
O SSAC teve como objetivo congregar profissionais e estudantes que se dedicam e atuam na área de produção alimentícia e afins, além de promover a difusão do conhecimento na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Visa também levar aos profissionais e estudantes os conhecimentos e ideias que possam contribuir na formação acadêmica e profissional, promovendo atualização e incentivando o debate sobre assuntos relacionados ao setor. Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2025.
Agradecimentos - O sentimento de gratidão da comissão responsável pelo evento foi expresso pela diretora de Pesquisa e Extensão, Katia Kawase, que agradeceu a todos pela participação. “Mais uma edição da Mostra do Conhecimento foi realizada com apoio de muitas mãos. Foram muitas atividades e novidades. Agradecemos a todos e esperamos que tenham aproveitado todo conhecimento e trocas de ideias. Nos encontramos na XIV Mostra do Conhecimento", concluiu.
A próxima edição do evento está prevista para os dias 21 a 26 de setembro de 2026.