CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Contra o Mosquito

Professor do IFFluminense fala sobre dengue a alunos do ensino fundamental

por Ascom campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 01/03/2016 08h05, última modificação 01/03/2016 08h05
Luciano Rezende conversou com crianças do 4º e 5º anos sobre insetos, prevenção e cuidados que devem ser adotados para combater o mosquito.
Em cartazes, os alunos viram as fases de desenvolvimento do mosquito

Também observaram ovos por meio de uma lupa levada pelo professor.

Dando continuidade à campanha de conscientização contra o Aedes aegypti, o professor e entomologista do campus Bom Jesus Luciano Rezende visitou, na manhã desta segunda-feira (29), a Escola Municipal Olívio Bastos. Em grupos, os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental participaram de uma aula sobre insetos e aprenderam sobre a importância de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito.

Com insetos empalhados, Luciano atraiu a atenção das crianças e introduziu o assunto, explicando que muitos deles são benéficos e importantes para o equilíbrio ambiental, essenciais inclusive para a produção de alimentos. Ao citar os prejuízos que também podem causar, ele falou sobre o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, enfatizando a importância de prevenir sua proliferação.

Luciano Rezende utilizou insetos para atrair a atenção dos alunos

Borboletas, gafanhotos e mosquitos estavam entre os insetos mostrados pelo professor

Além de manusear insetos como abelhas e besouros, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar ovos do Aedes aegypti por meio de uma lupa e observaram possíveis focos nas dependências da escola. Para a diretora adjunta da instituição, Maria Aparecida Alves, a experiência renderá frutos. “Levá-los ao pátio foi muito importante para identificarem os focos, porque queremos realizar essa atividade semanalmente com eles. Além disso, sei que vão chegar em casa e passar essas informações para os pais e amigos”, afirma. Outras atividades e palestras também estão previstas, para atender as demais turmas da escola.