CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Geografia

Professor realiza simulação de comitê da ONU para promover reflexão e diálogo entre estudantes

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/10/2023 21h56, última modificação 26/10/2023 10h32
O projeto IFMundo, promovido pelo professor Wedson Pacheco no IFF Bom Jesus, objetiva simular espaços de diálogo e negociação entre os discentes.
IFMundo Campus Bom Jesus do Itabapoana

Evento aconteceu durante a XI Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus.

Os cinco continentes do mundo estiveram presentes no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana durante uma atividade das aulas de Geografia, disciplina ministrada pelo professor Wedson Felipe Cabral Pacheco. Caracterizados, bem informados e ansiosos pelos momentos de diálogo, debate e negociação, os estudantes representaram os países em uma simulação semelhante à dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).

Intitulado “IFMundo”, o projeto de ensino desenvolvido pelo professor Wedson Pacheco no Campus Bom Jesus é destinado a discentes do Ensino Médio e promove debates sobre temas relevantes nacional e internacionalmente, com o objetivo de estimular o aluno a ampliar seus conhecimentos e refletir sobre eles, defendendo seus posicionamentos acerca de questões polêmicas e atuais.

“O objetivo é simular espaços de diálogo e negociação, colocando nossos discentes em posição de diplomatas, chefes de Estados ou representantes de organizações e membros da sociedade civil para que possam, com base em estudos prévios, propor soluções conjuntas, visando avançar nas discussões das agendas consideradas importantes para a conjuntura internacional e local”, explica o docente, que destaca a diversidade de habilidades trabalhadas por meio da atividade. Aspectos culturais, conhecimento geral, respeito a diferentes opiniões e oratória são algumas das citadas por Wedson, além da interdisciplinaridade possível por meio das discussões.

Representando a Dinamarca, a aluna Josane Aparecida Cabral Rangel, do segundo ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, elogiou a oportunidade de praticar oratória, analisar criticamente as situações propostas e ampliar seu conhecimento cultural. “Aprendi muito sobre diferentes países e culturas, tive a honra de estar em uma simulação tão rica e também partilhá-la com meus colegas de sala e de outras turmas. Debatemos sobre assuntos tão importantes no mundo e sobre soluções que poderíamos tomar a fim de promover melhorias para todos. Foi uma experiência divertida e marcante para mim”, considerou.

Para Olavo Luiz de Oliveira Ramos, do segundo ano do Curso Técnico em Química, representar a República de Cuba na simulação trouxe desenvolvimento pessoal e acadêmico. “No âmbito social, praticamos a empatia, identificamos a importância de ter alianças e conhecer bem o seu posicionamento, além de defendê-lo com respeito. Já no meio técnico, aprendi sobre a importância do respeito e de ouvir a opinião dos demais”, avaliou.

Estudantes do terceiro ano também integraram o grupo, como o aluno Ryann Ferreira da Silva, de Meio Ambiente, que considerou a experiência incrível e enriquecedora. “O projeto me proporcionou a oportunidade de mergulhar mais fundo em meu interesse por Relações Internacionais e Geopolítica. O evento me permitiu interagir com pessoas que compartilham essa paixão e discutir questões globais de forma significativa”, conta. Segundo ele, foi uma experiência que ampliou seus horizontes e o incentivou a continuar explorando esse campo de estudo.

O tema escolhido para o evento foi "Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas". A participação de 72 estudantes alegrou Wedson, que ficou satisfeito com o resultado. “Como professor de Geografia, ver o desenvolvimento do nosso alunado, me traz muita felicidade”, disse. O IFMundo é um modelo de simulação realizado em diversas instituições do país, tendo sido reconhecido pela Reditec 2018 como uma das experiências pedagógicas exitosas da Rede Federal de Ensino.