CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professora do IFF Bom Jesus participa de capacitação na Irlanda

por Italo dos Santos Ferreira publicado 19/09/2023 15h54, última modificação 26/10/2023 10h51
Ana Cecília Soja foi aprovada em primeiro lugar na seleção para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica naquele país.
Aulas acontecem no Mary Immaculate College

Ana Cecília Soja (de óculos, ao fundo) foi classificada em primeiro lugar entre os selecionados.

Durante um período de dez meses a professora Ana Cecília Soja, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, trocará as salas de aula no interior do Rio de Janeiro pelas irlandesas e a função de professora pela de estudante de pós-graduação. Aprovada para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, ela se uniu a outros 29 professores brasileiros nos espaços educacionais do Mary Immaculate College, onde, além do treinamento em língua inglesa, vêm trabalhando o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica.

A capacitação é oferecida pela CAPES em parceria com a instituição irlandesa e acontece em três edições. Ao todo, 90 professores de todo o Brasil serão contemplados com a oportunidade. Ana Cecília participa da segunda edição, cuja seleção aconteceu no final de 2022. Os candidatos submeteram um projeto, a partir do qual 120 docentes foram selecionados para um curso on-line sobre escrita acadêmica na língua inglesa, com duração de dois meses. Os 30 cursistas com os melhores desempenhos foram aprovados para o programa, que conta com representantes de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Ana Cecília foi a primeira colocada do Rio de Janeiro e dividiu o primeiro lugar nacional com outra candidata, da Paraíba.

A experiência da professora em projetos de ensino, pesquisa e extensão é ampla: atualmente ela coordena projetos aprovados em seis editais. Segundo ela, a oportunidade na Irlanda proporcionará melhorias em sua atuação profissional, pela obtenção de conhecimentos sobre liderança, organização de grupos, atribuição de tarefas, identificação de habilidades e capacidades dos estudantes, entre outras competências consideradas importantes para seu desempenho enquanto orientadora. “Estou aprendendo, por exemplo, muitas técnicas que serão úteis para orientar, ensinar melhor meus alunos quando tiverem que escrever seus artigos, relatórios, as produções acadêmicas”, conta.

Focado em liderança educacional, o curso também oferece o que há de mais recente na área e a expectativa de Ana Cecília é que esse conhecimento seja utilizado não apenas no Campus Bom Jesus, mas também nos demais campi do IFFluminense e outras instituições do estado e país. “É uma oportunidade de trazer essas técnicas mais novas sobre gestão, liderança, sobre como fazemos uma educação cada vez melhor. A Irlanda é um dos melhores sistemas educacionais do mundo e eles têm interesse em aprimorar o próprio sistema educacional a partir das trocas que fazem com os outros países. O governo brasileiro também tem interesse nessa formação, nesse intercâmbio.  Nossas culturas são muito parecidas e a gente tem muito a ganhar com essa troca de expertises”, analisa a docente.

Ao todo, serão 360 horas de atividades de formação em liderança e gestão educacional. Os módulos na Irlanda englobam diversos temas, como política e prática de educação inclusiva, desenvolvimento profissional dos professores, autoavaliação e mudança curricular. “Queremos capacitar professores da forma mais completa possível, com uma imersão na Irlanda iniciada já no Brasil”, afirma Márcia Serra, diretora da CAPES. “Estamos confiantes que esses 30 profissionais terão uma imensa experiência, e trarão seus aprendizados de volta para suas escolas e o sistema de educação”, ressalta.

Sobre - O Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda capacita gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos, professores das escolas públicas de educação básica, no curso do Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda. Também participam profissionais que trabalham nas secretarias de Educação em cargos relacionados à formação continuada de professores.

Este é o segundo de três editais financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, um total de 19 diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo Programa. A expectativa é que o próximo edital seja publicado antes do final de 2023.