CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto Integrador

Professores do Curso Técnico em Agropecuária participam de capacitações

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/06/2023 08h48, última modificação 07/06/2023 08h56
Palestras promovidas por servidores de outros campi do IFFluminense foram destinadas aos professores e abordaram temas como interdisciplinaridade e integração.
Professores do Curso Técnico em Agropecuária participam de capacitações

O diretor-geral do IFF Pádua conversou com a equipe no dia 24 de maio.

A coordenação do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus está promovendo uma série de palestras sobre interdisciplinaridade para capacitação dos docentes que atuam no curso. O primeiro encontro foi ministrado pelo diretor do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, que compartilhou sua experiência com a temática. Foi um momento de diálogo e troca de informações entre os participantes, que já vislumbram meios de inserir a interdisciplinaridade no planejamento do exercício profissional.

Arthur apresentou instrumentos que podem auxiliar os professores na adoção de uma prática mais interdisciplinar, como o Estudo de Caso e o Projeto Integrador. “Também fizemos uma discussão relacionada ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica e parabenizei os professores por estarem interessados em ressignificar suas práticas pedagógicas. Isso já é metade do caminho: a atitude docente”, elogia Arthur, que também destacou a interação dos participantes.

A professora Thaís Romano afirma que o encontro provocou a reflexão sobre o ensino integrado como algo que precisa considerar um currículo contextualizado social e politicamente, que aproxime o aluno de questões práticas e cotidianas. “O ensino integrado está além da interdisciplinaridade. A proposta é exercitarmos, inicialmente, atividades pedagógicas mais condizentes com o projeto de ensino integrado, e ampliarmos esses momentos de conversa e reflexões e aprimorar nossas práticas educacionais”, explica.

O segundo encontro aconteceu no dia 31 de maio e contou com a participação de profissionais do Campus São João da Barra. A diretora de Ensino da unidade, Juliana Barreto da Silva, a pedagoga Sandra Rocha e o professor Allysson Rodrigues Teixeira Tavares, que também é ex-aluno do IFF, falaram sobre as iniciativas desenvolvidas no campus, responderam a questionamentos dos participantes e inspiraram ideias para serem aplicadas no IFF Bom Jesus.

O professor Will Oliveira elogiou as experiências compartilhadas e destacou a relevância dos casos de sucesso apresentados, afirmando que é notório o maior envolvimento dos alunos com a escola. “Eles se tornam pertencentes a ela e protagonizam o seu próprio desenvolvimento técnico e humanístico, buscando e explorando as diversas áreas do conhecimento, praticando, de fato, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade”, destacou.

Ele também afirma ter se impressionado com o engajamento de um grande número de docentes e técnicos administrativos em educação na colaboração e coordenação de projetos integradores. “Embora saibamos o quanto o trabalho em conjunto é, muitas vezes, desafiador, a experiência trazida pelo IFF São João da Barra demonstrou também o quanto o envolvimento de todos é importante para o processo educativo. A oficina sobre o tema trouxe um momento de contemplação e reflexão de como podemos expandir nossos olhares sobre o nosso campus, em prol de um desenvolvimento mais pleno dos estudantes”, avaliou.

O coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Alisson Jordão, pontua que investir na capacitação de professores do curso sobre projeto integrador é fundamental para promover uma educação transformadora na instituição. “Ao desenvolver suas habilidades e competências nessa abordagem, os educadores estarão preparados para criar experiências de aprendizagem enriquecedoras, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas dos alunos”, pondera. Segundo ele, dessa forma a instituição estará capacitada a formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Além das capacitações, os professores da coordenação também participam de encontros para elaborar propostas de ações interdisciplinares a serem executadas nas diferentes séries e turmas do curso.