CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Programa Mulheres Mil é apresentado no câmpus

por admin publicado 25/10/2011 12h35, última modificação 15/12/2017 10h34
Os servidores do câmpus Bom Jesus do Itabapoana conheceram o Programa Mulheres Mil, que terá início em novembro de 2011. 100 mulheres serão beneficiadas.

A professora Thais Almeida e a Coordenadora da Orientação Educacional e Pedagógica, Saionara Rosa da Cruz, apresentaram, na última semana, as bases para o novo ciclo do Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável - que será introduzido no câmpus Bom Jesus do Itabapoana. A reunião de sensibilização ocorreu no auditório Amanda Celeste Pimentel, com a presença dos servidores do câmpus.

A partir de novembro, o programa assistirá 100 mulheres de Bom Jesus do Itabapoana e municípios vizinhos. Serão moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano e sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos. O programa visa possibilitar que estas mulheres tenham formação educacional, profissional e tecnológica, permitindo a elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho por meio de estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

Inicialmente, as mulheres selecionadas participarão de oficinas temáticas para conhecer o câmpus, funcionando como uma espécie de adaptação. A partir de 2012, as integrantes iniciarão um processo de elevação do nível de escolaridade. Nesta etapa, professores da rede municipal e estadual poderão ministrar as aulas às alunas. Desta forma, o programa conta com a parceria entre o IFF, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A gestora do programa em Bom Jesus, Saionara Rosa da Cruz, revelou que a seleção das mulheres será através da avaliação de documentos, questionário socioeconômico e entrevista. Ela acredita que o projeto trará maior dignidade à vida das mulheres.

“O programa vai inserir mais mulheres na sociedade, não só a bonjesuense, mas as dos municípios vizinhos também. Ela irá resgatar a dignidade e verá que existe uma escola que pode oferecer educação”, afirmou.

O Programa Mulheres Mil nasceu em 2007 com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres desfavorecidas do nordeste e norte brasileiro. O programa foi aplicado em treze estados brasileiros, por meio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC) e com a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA).

Com o sucesso, o projeto está em processo de expansão para todo o território nacional. Dentre os novos objetivos do Mulheres Mil estão a ampliação do número de Institutos Federais  integrantes do Programa Mulheres Mil, a capacitação de servidores na utilização da metodologia Mulheres Mil e a inclusão de mulheres desfavorecidas no programa.

Conheça mais sobre o Programa Mulheres Mil aqui