Notícias
FIC
Programa Mulheres Mil forma terceira turma de Padeira no Campus Bom Jesus
A cerimônia aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, no IFF Bom Jesus.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana realizou mais uma cerimônia de formatura do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Padeira, ofertado por meio do Programa Mulheres Mil. Ao todo, 17 mulheres da concluíram a formação, que teve como objetivo capacitar as participantes para atuar na área de panificação, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e incentivando o empreendedorismo, além de fortalecer a autonomia financeira e social das concluintes.
A solenidade contou com a presença de amigos e familiares das formandas, além de servidores do campus, gestores e equipe responsável pelo Mulheres Mil. Durante a cerimônia, a coordenadora local do programa, Simone Rosa da Silva Souza, destacou que a formatura representa muito mais do que a conclusão de um curso. Em sua fala, ressaltou a coragem, o esforço e a força das formandas, enfatizando a união da turma, o apoio mútuo e a rede de afeto construída ao longo dos meses de formação.
A coordenadora-geral do Programa Pronatec Mulheres Mil do IFF, Alessandra da Rocha, também fez uso da palavra e abordou temas relevantes relacionados à realidade das mulheres na sociedade. Ela citou a violência que ainda aflige muitas mulheres, reafirmou que o lugar da mulher é onde ela quiser estar e ressaltou as dificuldades enfrentadas por muitas para acessar e permanecer nos estudos. Alessandra incentivou as formandas a darem continuidade à trajetória educacional e profissional, ressaltando a importância da educação como instrumento de emancipação, autonomia e transformação social.
Representando as concluintes, a aluna Rita de Cássia Ribeiro Machado Braga, oradora da turma, emocionou o público ao relatar a trajetória coletiva das alunas, marcada por desafios, resiliência e solidariedade. Destacou que, apesar das barreiras enfrentadas, o apoio entre as participantes foi fundamental para a permanência e a conclusão do curso. A programação da noite também contou com uma homenagem especial às alunas que se mantiveram assíduas nas aulas e participaram ativamente nas atividades do curso. As homenageadas receberam reconhecimento público pela dedicação, responsabilidade e comprometimento demonstrados ao longo de toda a formação.
Mas não foram apenas as estudantes que receberam honra. Representando toda a turma, a aluna Geralda Luiza de Souza Silva surpreendeu a coordenadora, Simone Rosa, e a assistente social do programa, Erdelina Maria de Lima, com uma homenagem em gratidão pela assistência às discentes. “Por caminharem junto com a turma durante todo o curso, com apoio, acolhimento e orientação constantes”, considerou Geralda.
Além da entrega dos certificados, as formandas receberam o livro “Saberes e Sabores das Mulheres Mil”, uma coletânea de receitas culinárias afetivas produzidas pela terceira turma do curso de Padeira. A obra é fruto do trabalho, da dedicação e do talento das alunas do Programa Mulheres Mil e foi organizada e editada pela coordenadora local do programa.
“Mais do que reunir receitas, o livro registra histórias, memórias e conquistas de mulheres que, por meio da formação profissional, encontraram novas possibilidades de aprendizado e de vida. Cada receita apresentada carrega um pouco da trajetória de quem a preparou — os cheiros da infância, as tradições familiares, a criatividade do cotidiano e os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, avaliou Simone, para quem a publicação simboliza o empoderamento e a autonomia das participantes, evidenciando a culinária como um caminho de expressão, geração de renda e transformação social.
“A formatura simbolizou o encerramento de um ciclo de aprendizado e o início de novos caminhos para as participantes, que agora estão mais preparadas para atuar profissionalmente, empreender e impactar positivamente suas comunidades”, acrescentou a coordenadora local.
O Programa Mulheres Mil tem como finalidade promover a qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada. No IFFluminense, o programa atua de forma integrada, oferecendo formação técnica, acompanhamento social e ações voltadas ao empoderamento feminino e à inclusão produtiva.

Também participaram da cerimônia de formatura da terceira turma do curso a representante do diretor-geral e diretora de Administração do IFF Bom Jesus, Nayana Caetano Tavares; a coordenadora-geral do Programa Pronatec Mulheres Mil do IFF, Alessandra da Rocha; a coordenadora adjunta do Programa Pronatec Mulheres Mil, Nina Maria de Souza Barreto; a assistente social do Programa Mulheres Mil, Erdelina Maria de Lima; a coordenadora local do Programa Mulheres Mil, Simone Rosa da Silva Souza; a paraninfa da turma, Amanda Bastos da Silva; o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Bom Jesus do Itabapoana, Waldeir Chrisóstomo; e a professora da turma, Sandra Márcia Gonçalves de Souza Santos.