CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Online

Projeto “Desvendando a Microbiologia” realizará live sobre panificação e microrganismos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/03/2021 17h15, última modificação 23/03/2021 09h44
Transmissão acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26, às 19h, pelo perfil do projeto no Instagram.
Projeto “Desvendando a Microbiologia” realizará live sobre panificação e microorganismos

Evento é gratuito e aberto ao público.

Bactérias e leveduras que fazem fermentação em matérias-primas alimentares para produção de alimentos e bebidas é o tema da próxima transmissão ao vivo realizada pelo projeto Desvendando a Microbiologia, que acontece nesta sexta-feira, dia 26 de março, às 19h, no perfil do projeto no Instagram. O convidado para o bate-papo será o professor Odoaldo Ivo Rocheford Neto, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Química com ênfase em Educação, ele atua na área de alimentos, panificação e confeitaria. Também participou do evento Se Atualiza, Cientista!, realizado pelo IFF Bom Jesus em 2020.

Pão, bolo, iogurte, vinho e cerveja são alguns dos produtos gerados a partir de processos de fermentação, mas o primeiro foi o assunto escolhido para a noite. Além dos aspectos microbiológicos, o ponto de vista histórico não será negligenciado na pauta, explica a bolsista Maria Eduarda Cabral. “Falaremos sobre como surgiu o pão e como foi essencial para o processo de industrialização o surgimento dos primeiros fermentos biológicos”, conta, antecipando que a diferença entre os fermentos biológicos industrializado e natural (levain) também será esclarecida durante a conversa. Acesse o perfil do projeto clicando AQUI.

“A organização de toda live sempre requer muito estudo e principalmente dedicação. Para nós do projeto é sempre uma honra poder entrevistar pessoas com tantas experiências e qualificações”, afirma Maria Eduarda.

O projeto – “Popularização da Ciência: desvendando a Microbiologia” é um projeto do Programa Jovens Talentos, aprovado pelo Edital nº 03/2020. Utilizando as redes sociais, a equipe produz conteúdo diverso sobre o assunto, adequado ao perfil de cada plataforma – Instagram, Twitter, Facebook e Youtube. Orientado pela Médica Veterinária Paula Bastos, servidora do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, o grupo é composto pelos estudantes Karla Magalhães, Maria Eduarda Cabral, Lucas Muscarelli, Anita Fitaroni e Stephani Fernandes.

Extensão – O projeto foi apresentado no 9º Congresso brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) no dia 11 de março. Em uma sessão de relato de experiência, as bolsistas Karla Magalhães e Maria Eduarda Cabral compartilharam os resultados obtidos até o momento com as publicações. “Mostramos algumas postagens, falamos sobre o engajamento no Instagram, interagimos com a comunidade científica do mundo todo. É sempre um prazer falar do projeto nesses eventos”, compartilha Karla. O resumo será publicado nos Anais do CBEU.

Segundo a bolsista, o objetivo é continuar com o trabalho mesmo após a pandemia e seria interessante produzir o conteúdo nos laboratórios do campus.

Eventos futuros – A participação do projeto está confirmada para o evento Abril Indígena, que acontecerá remotamente no próximo mês. Em parceria com o projeto Cineclube Debates, uma conversa sobre o filme “Brincando nos Campos do Senhor” discutirá o tema contaminação microbiológica.