CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Engenharia de Computação

Projeto do IFF Bom Jesus desenvolve pesquisa em segurança de dados

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/07/2024 09h48, última modificação 31/07/2024 10h07
Trabalho recebeu menção honrosa em evento científico.
Projeto do IFF Bom Jesus desenvolve pesquisa em segurança de dados

A equipe do projeto: os bolsistas Bruna Fernandes e Luan Crisóstomo, o professor Rodrigo Lacerda e Welington Peres.

O universo digital já está presente no dia a dia de grande parte da população mundial. O uso de internet, smartphones, computadores e tantos outros dispositivos tecnológicos conecta pessoas e lugares ao redor do globo e a produção de informação cresce a cada dia, assim como a participação dos indivíduos na criação destes conteúdos. Existir em ambiente virtual implica também a disponibilização e uso de dados pessoais, muitos deles sigilosos, o que demanda constante estudo e desenvolvimento na área de cibersegurança.

O trabalho "Avanços Tecnológicos na Segurança de Dados: A Imprevisibilidade da Criptografia Caótica" vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana com o objetivo de contribuir para o tema. Coordenado pelo professor Rodrigo Lacerda, o projeto conta com a participação do bolsista Welington Peres Léo e dos voluntários Bruna Fernandes Leal Moreira Casemiro e Luan Crisóstomo Pinto, estudantes do Curso Superior em Engenharia de Computação.

Welington explica que a velocidade das mudanças na tecnologia computacional cria demandas crescentes de atualização nas estratégias de segurança, realidade que chamou a atenção dos pesquisadores. “Construímos nossa ideia de pesquisa olhando como a tecnologia computacional vem evoluindo muito rápido ao longo do tempo, e por isso também é preciso que novos modelos de segurança de dados sejam desenvolvidos para continuar garantindo a integridade das informações de usuário digitais”, conta.

O projeto explora a aplicação de sistemas dinâmicos caóticos na criptografia de dados, oferecendo uma abordagem alternativa e altamente segura para a proteção de informações. “A criptografia caótica utiliza as propriedades imprevisíveis dos sistemas caóticos para gerar chaves criptográficas, dificultando para invasores a previsão ou reprodução de chaves usadas para criptografar e descriptografar dados. Esta abordagem não apenas reforça a segurança da informação, mas também abre novas possibilidades de pesquisa e aplicação na área de segurança cibernética”, explica a estudante Bruna Fernandes.

A participação no projeto é considerada enriquecedora pelos estudantes, uma vez que tem possibilitado a aplicação de conhecimentos teóricos sobre o assunto e o desenvolvimento de habilidades em programação e segurança da informação. Eles acreditam que a experiência será relevante para o futuro profissional, abrindo portas para novas oportunidades e desafios.

Reconhecimento - A qualidade da pesquisa rendeu à equipe uma menção honrosa no XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os dias 10 e 14 de junho. O evento abordou o tema “A era da IA: o futuro chegou”.

O professor Rodrigo Lacerda ressalta a importância da participação no congresso, considerado por ele uma oportunidade de trazer as inovações sobre o tema ao público acadêmico. “Em nossas perspectivas, a ideia do projeto poderá ser embarcada em hardware de comunicação de dados privados, mas com um diferencial adicional, melhor robustez contra ataque de invasão ou vazamento de dados. A premiação do projeto nos deixa felizes, é um incentivo a trabalharmos com inovação em tecnologia”, afirmou, acrescentando que o reconhecimento é também uma motivação para desenvolver artefatos tecnológicos com foco na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Confict - Outros 25 trabalhos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFF Bom Jesus foram apresentados no XVI Confict. O campus participou de todos os dias do evento, com cerca de 60 pessoas presentes, incluindo discentes dos cursos técnicos e superiores, servidores e equipe da AlQualis Jr., empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Esses eventos são importantes para que nossos alunos obtenham informações atualizadas, troquem seus conhecimentos, melhorem suas relações e também propicie o interesse na verticalização”, considerou Kátia Kawase, diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, que também parabenizou a todos pelos trabalhos desenvolvidos.

Mais informações sobre o XVI Confict podem ser obtidas no site do evento.