Notícias
Reconhecimento
Projeto do IFF Bom Jesus é apresentado em evento da Sociedade Brasileira de Computação
Aceite do trabalho representa reconhecimento pelo projeto desenvolvido até o momento.
O projeto de Capacitação Digital para Mulheres, desenvolvido pela professora Ana Mara Figueiredo, com o apoio da estudante Joana Felizardo da Silva, do curso superior em Engenharia de Computação, participou do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 2024. O evento é o maior do Brasil na área e reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para debater o tema “O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva”.
O trabalho foi aceito para apresentação, demonstrando a qualidade das atividades desenvolvidas pela equipe responsável. A iniciativa promove a inclusão digital de mulheres com 60 anos ou mais, que participam de aulas para aprendizado do uso eficaz de dispositivos tecnológicos, como computadores e celulares, de forma segura. “Ver a empolgação dessas mulheres, a curiosidade ao aprender algo novo, e a felicidade delas ao verem que são capazes é algo muito especial. A cada aula, vejo que a confiança e a independência delas estão crescendo cada vez mais”, conta Joana, que ministra as aulas do curso.
Foi a primeira participação da estudante em um congresso desse porte e, para ela, foi uma experiência tão marcante quanto desafiadora. “Me sinto extremamente orgulhosa e gratificada, especialmente pela conquista de ter meu trabalho publicado na biblioteca da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o que dá visibilidade ao projeto, permitindo que mais pessoas tomem conhecimento da importância da inclusão digital para essas mulheres. Isso amplia o alcance do projeto, pode inspirar novas iniciativas, atrair apoio e recursos para dar continuidade e expandir esse trabalho”, afirmou.
Joana é aluna do terceiro período de Engenharia de Computação no IFF Bom Jesus
O evento também proporcionou à graduanda a oportunidade de conhecer outros trabalhos sobre inclusão digital, o uso de pensamento computacional e da tecnologia para apoio e aprimoramento do aprendizado de pessoas com deficiências, destacando os trabalhos desenvolvidos pelas Meninas Digitais da SBC, que mostram o impacto de iniciativas que incentivam a participação feminina no universo da computação.
Além das apresentações, a programação ofereceu palestras, oficinas, workshops e painéis temáticos. A professora Ana Mara participou dedo curso Pedagogia Neurocientífica Ativa com Jogos, ofertado na Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE). A capacitação abordou o uso de jogos como ferramenta para potencializar o aprendizado dos alunos. “Além disso, tive a oportunidade de acompanhar diversos trabalhos da área, o que foi essencial para me manter atualizada com as inovações e metodologias mais recentes”, avaliou. Para ela, o aceite do artigo sobre o projeto desenvolvido no Campus Bom Jesus representa um reconhecimento pelo esforço investido, bem como uma experiência importante para a discente que o apresentou.
A troca de experiências é sempre um dos grandes atributos de eventos como o CBIE, que promove o encontro de profissionais, pesquisadores e discentes de diversas áreas e regiões. “Reencontrei professores que fizeram parte da minha formação na graduação e pós-graduação. Foi ainda emocionante rever um ex-aluno, que acompanhou o início da minha trajetória como professora. Um congresso tão importante só tem benefícios para nossa vida acadêmica e foi incrível”, considerou.
O CBIE aconteceu entre os dias 04 e 08 de novembro, no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Trata-se de um evento anual da SBC, que promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática da Educação.
Mais informações estão disponíveis em https://cbie.sbc.org.br/2024/.