CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto do IFF Bom Jesus realiza ações em parceria com prefeitura municipal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/12/2023 15h08, última modificação 21/12/2023 15h29
Projeto visa difundir e problematizar conceitos essenciais da microbiologia, atuando com alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas de Bom Jesus do Itabapoana.
Projeto "Microbiologia para o bem, venha conhecer você também!"

Estudantes da Escola Sebastião Pimentel Marques participaram de atividades nas salas de aula e laboratórios do IFF Bom Jesus.

Conhecer o universo invisível dos microrganismos nem sempre é uma tarefa fácil. A primeira ideia vinda à mente ao ouvir a palavra “bactéria” certamente não possuirá um significado positivo para a maioria das pessoas, que podem imediatamente pensar em doenças, antibióticos e outros inconvenientes. É o que a professora Ligia Portugal, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, vem buscando desmistificar por meio do projeto Microbiologia para o bem, venha conhecer você também!, desenvolvido em parceria com a prefeitura municipal de Bom Jesus.

A proposta fundamental do projeto é difundir e problematizar conceitos essenciais da microbiologia, visando que os alunos do 8º e 9º anos da rede pública da cidade compreendam e internalizem esses conhecimentos. Para isso, são desenvolvidas atividades que evidenciam a importância dos microrganismos na manutenção da vida, desmistificando a crença de que todos são prejudiciais. “Com apenas 2% das bactérias sendo patogênicas para os humanos, e considerando o problema da resistência a antibióticos, essa perspectiva é crucial. Além disso, o projeto busca resolver o desafio do ensino sobre microrganismos, que são invisíveis, proporcionando experiências concretas”, explica Ligia.

A Escola Municipalizada Sebastião Pimentel Marques é, segundo a professora, um exemplo bem-sucedido dessa abordagem. “A colaboração com a prefeitura demonstra a viabilidade e o potencial de expansão do projeto para outras escolas. Dessa forma, mais instituições de ensino poderiam participar, permitindo que mais estudantes se beneficiem desse aprendizado valioso sobre o mundo microbiano”, considera.

Para participar é necessário estar matriculado no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. A escola interessada pode fazer contato com a coordenadora do projeto. Ligia Portugal G Rebello, pelo e-mail lpgomes@iff.edu.br, para que sejam planejadas as atividades.  São atendidos grupos de no máximo 15 alunos por mês. Os encontros são semanais, e durante esse período os alunos recebem informações sobre a importância dos microrganismos para manutenção da vida na Terra e atividades práticas, por meio das quais poderão ter contato direto com o mundo invisível dos microrganismos.