CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Divulgação Científica

Projetos do IFF Bom Jesus marcam presença em mais uma edição da FECTI

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/12/2025 20h56, última modificação 15/12/2025 21h06
A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro.
FECTI

O professor Wedson Pacheco acompanhou os discentes.

Dois projetos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana marcaram presença em mais uma edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, a FECTI. “Inovação e Ciência Interdisciplinar no Letramento Racial e Indígena” e “A extensão da educação em saúde junto à juventude” foram os trabalhos que representaram o campus na ocasião.

O evento acontece desde 2005, promovido pela Fundação Cecierj. É um dos principais espaços de divulgação científica do estado, reunindo projetos que articulam pesquisa, inovação, educação e impacto social, além de promover o intercâmbio entre instituições, estudantes e pesquisadores. A programação foi realizada no Instituto Superior do Estado do Rio de Janeiro no último fim de semana e contou com oficinas e exposições de projetos. 

Os estudantes Adrian Benaia e Vinícius Amichi, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, apresentaram o projeto “Inovação e Ciência Interdisciplinar no Letramento Racial e Indígena”, que propõe reflexões críticas sobre educação, diversidade e justiça social, visando demonstrar como a ciência pode ser instrumento de transformação e consciência social. “Para os estudantes, a participação na FECTI reafirma o papel do jovem pesquisador como agente ativo na construção do conhecimento e no enfrentamento das desigualdades”, considerou o orientador do projeto e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF Bom Jesus, professor Wedson Pacheco.

Foi a primeira vez da aluna Alice Pontes Hubner em uma feira com as dimensões da FECTI e a experiência foi surpreendente. Formanda do Curso Técnico Integrado em Química, ela apresentou o trabalho “A extensão da educação em saúde junto à juventude”, orientado pela médica do campus, Dra. Lígia Cordeiro Matos, e campeão da área de Ciências Biológicas e da Saúde na XIII Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus. “Foi uma experiência incrível! Pude apresentar meu projeto e muitas pessoas que passaram por lá foram inspiradas a levar a conscientização de forma didática para suas escolas também”, contou. 

Segundo Alice, a viagem ao Rio de Janeiro para participar do evento também representou uma oportunidade de enriquecimento cultural. “O professor Wedson nos levou para um passeio, para conhecermos um pouco do Rio. Pude aprender tanto academicamente, na feira, quanto culturalmente”, considerou. O docente também elogiou o trabalho desenvolvido pela estudante, sob orientação de Lígia. Para ele, a iniciativa evidencia a extensão como elo fundamental entre o conhecimento acadêmico e a comunidade, reforçando o compromisso social da educação pública e o protagonismo estudantil na promoção da saúde e da cidadania.

O professor destacou, ainda, a importância da participação discente em eventos como a FECTI. “Na feira os estudantes do IFF não apenas apresentam projetos. Eles ocupam espaços, dialogam com a sociedade e reafirmam a ciência como prática social, crítica e transformadora”, concluiu.

Os vídeos de apresentação dos trabalhos estão disponíveis no portal do evento, onde também participam de uma votação pública, que segue até o dia 28 de dezembro. Para votar, basta acessar os links abaixo e clicar em “gostei” para contabilizar o voto:

Inovação e Ciência Interdisciplinar no Letramento Racial e Indígena - vote AQUI

A extensão da educação em saúde junto à juventude - vote AQUI

Mais informações sobre a FECTI estão disponíveis em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/