Notícias
Tecnologia
Projetos do IFF Bom Jesus são apresentados num dos maiores eventos de software livre do mundo
"Participar de um evento sempre abre novos horizontes, traz novas ideias", afirma a professora Ianne Nogueira.
As produções científicas de professores e estudantes do Curso Superior em Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana chegaram a mais um destino brasileiro. Desta vez, para participar do Latinoware, em Foz do Iguaçu. O evento é um dos maiores do mundo na área de software livre e, neste ano, passou a integrar o Festival Iguassu Inova, voltado para inovação, criatividade científica, pesquisa e cultura. Além de pesquisadores, profissionais e estudantes brasileiros, o evento recebeu participantes da Argentina, Paraguai, Peru, Colômbia e outros.
Quatro trabalhos desenvolvidos no IFF Bom Jesus, sobre iniciativas relacionadas à robótica, educação digital e inteligência artificial, foram aprovados para o evento. A professora Ianne Nogueira realizou as apresentações e destacou a dimensão e potencial do evento. “Pudemos conhecer um pouco do que nossos países vizinhos estão pesquisando e o tamanho do esforço que eles também precisam fazer para desenvolverem suas pesquisas”, disse, ressaltando que retornou do evento com novos horizontes abertos e muitas ideias.
Os trabalhos apresentados foram “Robótica Educacional com LEGO Mindstorms e Aprendizagem Baseada em Projetos na Rede Pública” e “Robótica Educacional com Arduino na Educação Básica sob a Perspectiva Maker e STEAM”, ambos orientados por Ianne, e “Educação Digital como Ferramenta de Equidade: Um Projeto de Extensão para Colaboradores em Situação de Vulnerabilidade” e “Reconhecimento de Placas Veiculares com Open Hardware e IA: Experiência Interdisciplinar em Computação”, coordenados pela professora Ana Mara Figueiredo.
O professor Wesley Folly também prestigiou o evento e considerou a experiência acima das expectativas, em especial por estar em uma rotina diferente e cercado de pessoas que respiram tecnologia. “Voltei com a cabeça cheia de projetos, principalmente sobre como deixar eventos mais organizados e divertidos usando gamificação. Saí de lá com a sensação de estar no caminho certo, mas também com várias novas formas de melhorar o que já faço. Não devemos preparar o aluno somente para o mercado de trabalho, mas sim para a vida”, ponderou.
Entre as diversas atividades oferecidas pelo evento, eles destacaram a palestra oferecida pelo biólogo, pesquisador e divulgador científico Átila Iamarino (foto), que falou sobre como a (des)informação nas redes impacta diretamente o combate às mudanças climáticas. “A tecnologia é revolucionária, mas quando usada de forma equivocada ou mal intencionada pode causar muita destruição”, concluiu Ianne.
A programação completa do Latinoware está disponível no site do evento.