CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projetos do IFF Bom Jesus são apresentados na FECTI

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/12/2023 12h50, última modificação 05/12/2023 10h51
Evento é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro.
IFF Bom Jesus na XVII Fecti

Coordenadoras e bolsistas na chegada ao evento.

Três trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana foram selecionados para participar da XVII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Os projetos foram escolhidos durante a Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus e apresentados em estandes na FECTI, onde 166 projetos, de instituições de 32 municípios também foram expostos.

Os representantes do IFF Bom Jesus foram os projetos “Gamificação aplicada à aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS)”, desenvolvido pela professora Anna Carolina Boldrini e a bolsista Robertta Delaqua Laranjeiras; “Elaboração de barras de cereais a partir de coprodutos“, realizado pela professora Marisa Botelho e pelas bolsistas Giulia Lomar, Milena Mello e Edilaine Ravani; e “Mobfog no IFFMaker“, orientado pela professora Ana Cecília Soja com apoio do aluno Gabriel Coelho e co-orientação de Arthur Miquelito, graduando em Engenharia de Computação.

Foi a primeira oportunidade de participação em um evento deste porte para alguns alunos, como Giulia, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos. “Foi uma experiência incrível, por também dar mais visibilidade ao nosso projeto e ao nosso campus, além de conhecer pessoas e projetos de vários lugares que não tínhamos noção que existiam”, afirma. Ela também destaca a importância dos novos conhecimentos e experiências para a formação profissional dos participantes. Estudante do primeiro ano do Curso Técnico em Alimentos, Milena também considerou a participação “uma oportunidade inesquecível de aprendizado”.

O contato com outros pesquisadores e áreas de estudo foi motivo de inspiração para o grupo, como ressalta a aluna Robertta Laranjeiras. “Pude conhecer outros participantes com seus trabalhos criativos e brilhantes, trocando ideias e admirando as inovações apresentadas por eles. Além disso, essa experiência serviu como forma de reconhecerem o nosso trabalho, e fez com que eu me inspirasse para projetos futuros”, disse.

Não foi só a diversidade de projetos e a tarefa de compartilhar seus próprios trabalhos que encantou os discentes. O evento aconteceu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), cuja beleza atraiu os olhares dos visitantes. Alguns chegaram a se sentir nas páginas de seus livros favoritos, como Gabriel, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática. “As emoções de explorador e de um amante do desconhecido estavam à flor da pele. Fiquei encantado com a construção, por ser um amante de Harry Potter, então tirei muitas fotos e fiquei admirando o local. Foi uma grande experiência tanto pelo local e hotel, quanto pela diversão com as pessoas do evento”, contou.

Os bolsistas foram acompanhados pelas orientadoras, professoras Anna Carolina Boldrini e Marisa Botelho, que compartilharam a gratidão e orgulho pelo desempenho dos discentes. “Foi gratificante ver nossos estudantes levando conhecimento científico para os participantes da FECTI, expondo brilhantemente os resultados dos projetos e contribuindo com soluções e inovação na educação. Estou muito orgulhosa dos trabalhos apresentados”, analisa Anna Carolina, para quem a experiência será marcante para o desenvolvimento acadêmico, científico e profissional dos estudantes.

A professora Marisa Botelho destaca as parcerias e o reconhecimento obtidos a partir da exposição do projeto na feira, fruto da interação da equipe com outros pesquisadores e iniciativas. "Nosso projeto recebeu algumas propostas para trabalho em parcerias com a UFRJ, com a Universidade de Vassouras e outras instituições que convidaram as meninas para estarem presentes em outras feiras. Então elas saíram de lá se sentindo mais valorizadas e sentiram o projeto mais valorizado", avalia, enaltecendo a dedicação das estudantes.

FECTI -  A FECTI tem sido realizada pela Fundação Cecierj desde 2005, com o apoio da Faperj e do CNPq/MCTI. A feira é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro. Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes podem conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.

Mais informações estão disponíveis nos sites da Feira e da Fundação Cecierj.