CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

Projetos premiados do IFF Bom Jesus promovem educação em saúde em escolas e redes sociais

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/11/2025 10h16, última modificação 13/11/2025 11h52
Trabalhos foram premiados com os primeiros lugares em apresentações orais e de banner em eventos de Extensão recentes.
Projeto premiado na XVII Mostra de Extensão

Campus Bom Jesus teve cinco projetos destacados na XVII Mostra de Extensão, sendo dois premiados com primeiros lugares.

O cuidado com a saúde em suas diferentes dimensões - física, mental, social, entre outras - é um importante aliado na prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida da população. Dois projetos de extensão, desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, têm contribuído para que esse cuidado cresça. Por meio de intervenções em escolas e produção de conteúdo na internet, as iniciativas têm se empenhado para que a educação em saúde ganhe cada vez mais espaço.

Coordenados pela doutora Lígia Faial, médica da unidade, os projetos contam com bolsistas que atuam na produção e veiculação de conteúdo de forma acessível e gratuita. As iniciativas já foram apresentadas em vários eventos de extensão e, recentemente, conquistaram três novas premiações.

O trabalho “A extensão da educação em saúde junto à juventude", apresentado pela estudante Alice Pontes Hubner, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Química, foi premiado com o primeiro lugar nas categorias banner e apresentação oral da área de Ciências Biológicas e da Saúde da XIII Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus. O projeto realiza sessões de educação e saúde na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, na Usina Santa Maria, distrito de Bom Jesus do Itabapoana. Durante o ano são realizadas quatro intervenções, abordando temas como bullying, prevenção ao uso de drogas, sexualidade e prevenção à gravidez, e prevenção ao suicídio. 

Além das palestras, são realizadas dinâmicas sobre os temas, que são bem recebidas pelos discentes. O projeto conta com a participação de 75 alunos nas sessões, de turmas que incluem desde o Ensino Fundamental 2 até o Ensino Médio. Para Alice, que sempre gostou de falar em público e tem interesse em seguir carreira na área da saúde, os encontros são oportunidades de desenvolver habilidades importantes para a sua formação, como a oratória, empatia e criatividade. “Gosto de pensar que o projeto é algo que todas as escolas deveriam ter, pois por meio dele quebramos estigmas, ensinamos, conscientizamos e trabalhamos para construir uma sociedade mais consciente e pró-ativa”, considerou. 

Projeto premiado na Mostra do Conhecimento

Duas conquistas marcaram a participação do projeto na XIII Mostra do Conhecimento.

A premiação foi uma surpresa recebida com orgulho. “É um sinal de que nosso trabalho está produzindo bons resultados. Eu nunca tinha apresentado o projeto para uma banca de jurados e isso me ensinou muito também”, afirmou Alice.

O trabalho “Utilização de mídias digitais como meio de educação em saúde extensionista” também conquistou um primeiro lugar recentemente. Apresentado na categoria oral pela estudante Clara Souza Muscarelli, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, foi destaque na XVII Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e IX UFRRJ. Na ocasião, o IFF Bom Jesus também conquistou outras premiações. 

O projeto de Clara utiliza as redes sociais, por meio do perfil Educa.Saúde.IFF, para compartilhamento de conteúdo sobre saúde. Além de postagens informativas, com fotos e vídeos, eles realizam transmissões ao vivo com especialistas para falar sobre assuntos diversos. Os temas são escolhidos com base no calendário da Organização Mundial da Saúde e veiculados semanalmente.

O uso de plataformas digitais é uma das principais estratégias da iniciativa, que visa ultrapassar os limites do Campus Bom Jesus e alcançar a comunidade externa ao Instituto. “Nas redes sociais todas as pessoas têm acesso, principalmente pelo fato de o perfil ser público. As pessoas têm acesso às publicações de onde estiverem. Quanto mais educação em saúde promovermos, melhor”, explica Clara, que também lista os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento do projeto. “Consegui entender e aprender a pesquisar com base em artigos científicos, desenvolvi habilidades de oratória e trabalho em equipe. Além da apresentação dos trabalhos em eventos, temos as transmissões ao vivo, que são apresentadas por mim, assim como os vídeos no Instagram, em que tenho que falar”, disse.

Segundo a bolsista, participar da Mostra de Extensão foi uma oportunidade de compartilhar suas ações, mas também conhecer outros projetos. Para ela, a experiência foi muito satisfatória e a premiação a tornou ainda mais memorável. “É um sinal de reconhecimento. O projeto está atingindo os objetivos e o prêmio é a prova disso. Assim como o trabalho me ajudou a conhecer novas habilidades em mim, está ajudando outras pessoas”, analisou.

A coordenadora de ambos os projetos, doutora Lígia Faial, afirma que os prêmios foram recebidos com grande alegria e representam um incentivo para ações futuras. “Ambas as conquistas foram memoráveis, fruto da dedicação e comprometimento das bolsistas e orientadora na proposta de educar em saúde. Elas nos motivam na dedicação da proposta de educação em saúde, fortalecendo nossas atividades”, afirmou.

As equipes também realizam ações presenciais no IFF Bom Jesus, como palestras e atividades de conscientização. Uma delas aconteceu durante a XIII Mostra do Conhecimento e VI Feira de Oportunidades, maior evento científico e extensionista do campus

Mostra de Extensão - O IFF Bom Jesus apresentou bom desempenho em mais uma edição do evento. Além da premiação do projeto coordenado por Ligia, o primeiro lugar da categoria “Tecnologia e Produção” também foi para um trabalho do campus. “Preparo de mel composto”, orientado pela professora Sheila Abrahão, foi o destaque na área. Os bolsistas dos projetos contemplados com os primeiros lugares da Mostra concorrerão a uma oportunidade de intercâmbio universitário em Buenos Aires em 2026.

Outros três trabalhos receberam menção honrosa pelo segundo lugar em suas respectivas áreas. “Mentobótica: robótica educacional com Lego Mindstorms para o desenvolvimento de competências STEAM” foi destaque na categoria “Educação”; “Recuperação de áreas de recarga e da mata ciliar no entorno de nascentes do rio Itabapoana na região do alto e médio Itabapoana” ficou com o segundo lugar na categoria “Meio Ambiente”; e “Capacitação digital para mulheres: rumo à inclusão tecnológica” completou a lista de destaques na área “Tecnologia e Produção”.

Mais informações sobre as premiações da Mostra de Extensão 2025 estão disponíveis AQUI.