Notícias
Agropecuária
Servidores do IFF Bom Jesus participam de curso de aviação agrícola
Os servidores serão responsáveis pela coordenação e operação do uso de drones no Campus Bom Jesus.
Os servidores Célia Macedo e Clínimar Amaral, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, estiveram em Olímpia (SP), para um treinamento que trará novidades à formação dos estudantes e futuros profissionais técnicos em Agropecuária da instituição. Eles participaram do curso de formação de coordenador e executor de aviação agrícola, que capacita os profissionais para o uso de aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, para atividades do setor agropecuário.
A capacitação surgiu com o desejo da coordenação do Curso Técnico em Agropecuária de aumentar a presença da agricultura de precisão no ensino oferecido pelo IFF Bom Jesus. O curso conta com um drone e, a partir da aquisição, foi identificada a necessidade de capacitar profissionais para atuarem no setor, que além de envolver alta tecnologia, apresenta crescente demanda.
A professora Célia explica que a operação dos equipamentos envolve grande responsabilidade, tendo em vista a necessidade de execução das operações com segurança, eficiência e sustentabilidade. “Essa capacitação foi uma oportunidade de reciclagem e atualização de conhecimentos. Encarei a experiência como mais uma etapa no meu desenvolvimento pessoal. Me senti desafiada a enfrentar algo novo, o que nos tira da zona de conforto, e, de alguma forma, nos faz evoluir”, considerou.
O curso ofereceu aulas teóricas e práticas, de forma remota e presencial. Foram abordados conteúdos sobre planejamento operacional, tecnologia de aplicação de produtos agrícolas, aspectos históricos, calibração de equipamentos, entre outros.
O técnico em agropecuária do campus, Clinimar Amaral, destaca que as aeronaves remotamente pilotadas estão revolucionando a agropecuária. “Elas possibilitam a realização de inúmeras atividades, como o monitoramento de culturas, levantamento topográfico de áreas, aplicação de defensivos, adubos, povoamento de rios, semeadura, entre outras atividades, com rapidez, precisão e proteção à saúde do trabalhador”.
O profissional acrescenta que, para a execução dessas atividades, as aeronaves devem estar devidamente registradas nos órgãos fiscalizadores e os profissionais adequadamente qualificados para a execução das atividades.
De acordo com o professor e coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus, Alisson Jordão, a iniciativa de capacitar os servidores da instituição nesta área integra as ações do curso para modernizar seu currículo e abrir novas fronteiras de formação para os estudantes. “Estamos trabalhando para credenciar o curso como escola formadora de pilotos de drones agrícolas, permitindo que nossos futuros técnicos saiam habilitados para atuar com tecnologias de ponta em um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador”, explicou.