CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Servidores no segundo dia do Fórum Mundial

por admin publicado 30/05/2012 11h20, última modificação 15/12/2017 10h35
Servidores do câmpus Bom Jesus comentam as atividades realizadas no segundo dia do II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis (SC).

O segundo dia de atividades no II Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC), começou cedo para integrantes do campus Bom Jesus do Itabapoana. Professores e técnico-administrativos participaram, na manhã de terça-feira (29/05), da Conferência Temática I, com o tema Educação Universalização e Democratização.

A Conferência, que ocorreu no Piso Superior do Centro Sul, teve a apresentação de Rosa de Jesus Soares de Bastos Nunes (Portugal), Peter Jarvis (Inglaterra) e Carlos Augusto Abicalil (Brasil). A Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, Juliana Gonçalves Vidigal, destacou a importância da discussão para os novos rumos da Educação Profissional e Tecnológica.

“Este tipo de Conferência, com a participação de educadores e profissionais de todo o mundo, abre a possibilidade de discussão sobre o futuro da nossa educação e nos apresenta novas visões em políticas públicas. Acredito que a mensagem passada aos participantes da necessidade de mobilização e organização na Educação Profissional Tecnológica é fundamental”, salientou Juliana Vidigal.

Outro grupo de servidores visitou a Mostra de Inovação Tecnológica e os estandes institucionais, situados na parte norte do Centro Sul, local onde está sendo realizado o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Instituições de toda parte do Brasil apresentaram seus trabalhos, como conta o professor Paulo Jorge Ambrozine.

“Conseguimos ter uma visão de todo o país através das atividades culturais e dos estandes. Conseguimos ter uma ideia da quantidade de alunos em cada Instituto e da participação deles dentro deste grande projeto que é a Educação Profissional e Tecnológica”, disse Paulo Jorge.

Quem também elogiou os estandes foi o professor Horácio Pires.

“Fiquei impressionado com a Mostra de Inovação Tecnológica e os estandes institucionais. Não tinha noção da amplitude da rede, cada um Instituto com sua característica própria. É marcante, uma experiência muito rica”, contou Horácio.

Na parte da tarde, servidores e alunos acompanharam a atividade autogestionada sobre “Políticas de certificação profissional de trabalhadores: a Rede CERTIFIC”, na Sala Jurerê. A mesa teve a participação do Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, idealizador do CERTIFIC. O Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), da Diretoria de Departamento de Pesquisa e Extensão do câmpus Bom Jesus, Arthur Rezende da Silva, explica como funciona a atividade.

“A importância do CERTIFIC é a qualificação de trabalhadores que não possuem o certificado, apesar de suas habilidades na profissão. O CERTIFIC nada mais é que o reconhecimento dos saberes profissionais dos trabalhadores que não tiveram acesso à educação formal. Desta forma, a Educação Profissional e Tecnológica recupera sua função de política pública”, concluiu Arthur.

O dia terminou com a Palestra “Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – Papel do Pronatec”, com o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira. O Secretário esclareceu ao público o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e suas metas até o ano de 2014.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.