CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

XI Mostra do Conhecimento encerra programação com premiações e recorde de público

por Italo dos Santos Ferreira publicado 25/09/2023 21h45, última modificação 25/10/2023 21h10
Evento mobilizou o IFF Bom Jesus com atividades científicas, esportivas, culturais e capacitações sobre temas variados.
Atividades

A semana mais movimentada do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana chegou ao fim no último sábado, dia 23, com o sentimento de realização de toda a equipe responsável pela XI Mostra do Conhecimento e IV Feira de Oportunidades, realizadas entre os dias 18 e 23 de setembro. Mantendo a diversidade que já lhe é característica, a programação começou com as Olimpíadas IFFIntercursos e foi encerrada com a cerimônia que premiou os melhores trabalhos, desempenhos esportivos e participação na gincana do Dia do Estudante.

O evento mais uma vez superou as expectativas da organização, com crescimento em todas as áreas da Mostra. A começar pelo recorde de público, com mais de 940 inscrições efetivadas - crescimento de cerca de 20% em relação à edição de 2022. O número de trabalhos apresentados mais do que dobrou, passando de 44 para 93 submissões. Também as atividades oferecidas aos participantes, como oficinas, palestras, minicursos e afins, tiveram uma participação ainda mais expressiva neste ano, com 121 atrações. Foram 87 na décima edição.

A IV Feira de Oportunidades também ganhou um espaço maior neste ano, com 22 expositores de economia solidária e mais de 10 empresas participantes. Foi uma oportunidade de divulgação e diálogo entre a comunidade e as instituições, que elogiaram a iniciativa.

Esporte e Lazer - Duas novidades marcaram a 11ª edição da Mostra do Conhecimento: a participação das atléticas dos cursos superiores na II Olimpíadas IFFIntercursos e a realização do Dia do Estudante, promovido pelo Grêmio Estudantil e pela Diretoria de Assistência Estudantil do campus. Engajados, os alunos criaram paródias, gritos de guerra, bandeiras e se divertiram nas brincadeiras propostas.

O espírito colaborativo e o trabalho em equipe foram destacados pelos participantes, como o aluno Salatiel Martins de Souza, do primeiro ano do Curso Técnico em Informática. “Achei interessante a iniciativa de promover essa interação com pessoas de outros cursos. É bom ter algo diferente e o IFF sempre inova. É importante focar nos estudos, mas também tirar um tempo livre para participar de outras ações”, analisa o discente, que confirma participação para as próximas edições.

A equipe roxa foi a grande vencedora da competição e os cerca de 100 alunos que integraram o time ganharam ingressos para uma sessão no cinema da cidade.

A avaliação do Grêmio Estudantil também foi positiva e consideram que o objetivo foi alcançado. “Queríamos promover um dia divertido e interativo para que os estudantes se sentissem apoiados, acolhidos pela escola e que relaxassem um pouco da pressão dos estudos”, conta a diretora de Esporte e Lazer do Grêmio, Maria Antônia Gonçalves de Oliveira. Para o próximo ano, o presidente do Grêmio, Natan de Goveia Vieira, prevê uma ampliação do evento. “Será um dia inteiro de atividades, com mais brincadeiras e uma programação ainda melhor”, garante.

Mostra Científica - O aumento no número de submissões em comparação com a edição anterior também marcou a Mostra Científica deste ano. Os mais de 90 trabalhos foram apresentados nos dias 20 e 22 de setembro e avaliados por 32 profissionais do IFF e externos. A professora Kelly Lamônica, do Curso Técnico em Agropecuária, foi uma das avaliadoras e elogiou a qualidade das produções. “Vi muitos alunos dedicados, empenhados em apresentar um trabalho legal para o público que aqui veio. Para os avaliadores também a expectativa é sempre de uma avaliação positiva e ficamos muito felizes com toda essa efervescência na escola, pensando em Pesquisa, Extensão e Ensino”, ponderou.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais da Mostra e disponibilizados no site http://mostradoconhecimento.bomjesus.iff.edu.br/ .

Programação - A variedade de atividades é sempre algo que chama a atenção do público e neste ano, com o aumento da oferta, não foi diferente. As vagas na maioria das atividades se esgotaram poucas horas depois de abertas e o desafio maior foi conseguir participar de todas as palestras, oficinas e minicursos que os inscritos julgaram interessantes.

Uma característica marcante do evento é também a diversidade de perfis dos palestrantes. Profissionais externos, servidores do IFFluminense, egressos e estudantes ganham espaço para compartilhar conhecimentos sobre temáticas diversas - de estratégias para aplicação da matemática à saúde mental; de milhas aéreas à diplomacia; da construção de cerca elétrica à melhor forma de segurar o lápis para desenhar; de show sertanejo a lançamento e e-book. Foram 121 opções para o público, composto por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

Avaliação - A equipe organizadora considera que a Mostra do Conhecimento correspondeu a todas as expectativas e que o evento vem não só crescendo, mas também melhorando ao longo dos anos. Segundo a diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures, todas as sugestões e críticas enviadas após a edição anterior da Mostra foram atendidas e que o crescimento representa um desafio cada vez maior para a organização.

“Imprevistos sempre acontecem, mas acredito que tudo correu da melhor maneira possível. Recebemos muitas escolas parceiras, empresas, representantes da economia solidária, pessoas da comunidade e a participação interna foi muito boa, acima do esperado”, comemora Sheila.

A programação completa da XI Mostra do Conhecimento está disponível no site do evento.