CAMPUS CABO FRIO

BARCO movido a ENERGIA SOLAR será desenvolvido por alunos de CABO FRIO

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 06/11/2015 15h40, última modificação 06/11/2015 15h40
Alunos do campus vão desenvolver barco movido a energia solar para participar da competição Desafio Solar.

Uma equipe formada por 32 alunos dos cursos de eletromecânica e da licenciatura em Ciências da Natureza, coordenada pelo físico Antônio Arapiraca, professor do Campus Cabo Frio, do IF Fluminense, vai participar do Desafio Solar Brasil – uma competição de barcos movidos a energia solar. O evento é uma realização do Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontecerá entre os dias 24 e 31 de outubro, em Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro.

A equipe, batizada de SOLARIS surgiu, a partir do convite do pólo náutico da UFRJ à instituição, para participar da competição. A embarcação ganhou o nome de Costa do Sol e está em fase de construção, com apoio do Pólo Náutico da UFRJ e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que estão financiando os recursos para a construção de dois cascos de catamarã, com seis metros cada um e os painéis solares. Apesar do significativo apoio da FINEP, o barco ainda necessita de patrocínio para a compra de motores,
montagem de sistema de balanceamento de carga e despesas com deslocamento da equipe para a competição.

Segundo o professor Arapiraca, é importante envolver os alunos em projetos desta magnitude porque estimula o saber científico e capacita o aluno em seu aprendizado. “Os alunos vão participar de toda concepção do barco, da laminação à implementação de soluções de baixo custo para motores, e balanceamento de carga das baterias. Será um aprendizado multidisciplinar enriquecedor, onde várias áreas do campus estarão envolvidas. Num primeiro momento estaremos desenvolvendo este projeto como atividade de extensão, mas estamos começando as discussões para que isso evolua para um projeto de pesquisa, onde poderemos desenvolver muitas frentes de trabalho com os painéis solares que receberemos para a competição”, explica o professor.

O Desafio Solar Brasil 2009 tem o objetivo de estimular a ampliação de tecnologias para fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira. O evento tem 19 equipes de diversos estados do país, sendo que, além do campus Cabo Frio, do IF Fluminense -, apenas outras duas são de cursos técnicos. Isto significa uma inovação nesse tipo de competição porque, tradicionalmente, os participantes vem de universidades.

Segundo o diretor do campus, César Dias, este projeto desperta o interesse dos alunos para a tecnologia e o desenvolvimento de soluções “limpas” para o problema energético mundial, além de agregar valores como motivação para aprender e a auto-estima dos educandos, que vem de realidades tão diversas. “Acho que um projeto como este materializa a missão emancipatória do IF Fluminense nos mais variados níveis de ensino, sobretudo no ensino profissional, além de divulgar a nossa instituição na região e nacionalmente”, ressalta Dias.

Além da participação no Desafio Solar Brasil, o barco será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Cabo Frio e em feiras científicas e escolas, incentivando a produção das energias alternativas, na Região dos Lagos, onde já está em fase de pré-instalação uma usina de energia eólica (dos ventos) que vai gerar algo em torno de 140MW de energia.

(Publicada originalmente em 24/07/2009)