CAMPUS CABO FRIO

Reditec 2018

Campus Cabo Frio recebe bloco de salas de aula e anfiteatro

por Ana Paula Batista (IFMG) publicado 11/09/2018 18h18, última modificação 13/09/2018 11h34
Salas irão beneficiar 900 estudantes. Anfiteatro sediará eventos de toda a região.
Campus Cabo Frio recebe bloco de salas de aula e anfiteatro

Mestre de obras Rogério com seu filho Jhonatan, que sonha estudar no IFF (Fotos: Rodrigo Fonseca - IFAM)

“Orgulhoso em ter tido a oportunidade de conduzir uma obra que vai mudar a realidade de vários jovens”. E foi com essa declaração que Rogério Paulo da Silva, mestre de obras, traduziu seu sentimento de dever cumprido durante a cerimônia de entrega de um bloco com 23 salas de aula que irá atender 900 alunos e um anfiteatro para 300 espectadores no Campus Cabo Frio, na segunda-feira, 10 de setembro. A programação fez parte da 42.ª Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018) que está sendo sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), de 10 a 14 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro.

Acompanhado pela esposa e o filho Jhonatan, de 11 anos, Rogério destacou a importância da Instituição ao proporcionar um ambiente de qualidade para os estudantes. “O Brasil atravessa uma crise nesse momento e isso pode desmotivar muita gente em diversos sentidos. Foram dois anos trabalhando duro na construção destas salas de aula para oferecer um ambiente escolar que motive os jovens a continuar estudando. Inclusive, meu filho tem o sonho de estudar Engenharia aqui, por isso a emoção de ter participado de algo que futuramente ele irá usufruir, me deixa ainda mais feliz”, disse ele ao ressaltar que o complexo tem 6.000 m².

A entrega foi feita com a presença dos reitores dos institutos federais, do diretor do Campus Cabo Frio, Victor Barbosa Saraiva, autoridades locais e estudantes e fez parte da programação da Reditec 2018. Segundo o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, o papel fundamental da Rede Federal é transformar a realidade dos jovens brasileiros. “A entrega desse espaço hoje representa a mudança de vida e a esperança para muitos jovens e adultos que buscam se qualificar para ter um futuro melhor. E a Rede Federal proporciona um ensino público e gratuito no Brasil. A nossa missão é garantir meios para que nossos estudantes possam mudar suas vidas e mudar a história desse país”, afirmou o reitor anfitrião do evento.

Durante a visita ao campus, os reitores que fazem parte do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) puderam degustar um almoço promovido por estudantes e professores dos cursos de Cozinha e de Gastronomia. O cardápio, especialmente preparado para a ocasião, fez um “passeio” pela culinária da região litorânea com produtos locais. Durante a apresentação dos pratos, o diretor-geral do campus, Victor Barbosa Saraiva, ressaltou o sucesso que o curso Tecnólogo em Gastronomia tem feito na região. “Iniciamos o curso este ano com 40 vagas e já ficamos surpresos com a repercussão positiva dele. Nossa região tem um alto potencial turístico e uma demanda reprimida por profissionais capacitados na área. Já estamos com edital do processo seletivo em andamento e até o momento mais de 300 candidados inscritos. Ainda temos mais duas semanas de inscrições e a expectativa é superar estes números”, disse ele.

O Campus Cabo Frio atende 1.500 estudantes de diversos municípios da região das baixadas litorâneas, ofertando formação profissionalizante desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI