Notícias
Encontro marca integração da educação profissional na região
O campus Cabo Frio, em conjunto com o campus Arraial do Cabo do Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ e o Instituto Politécnico de Cabo Frio da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, promoveu, na semana passada, o I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica da Região dos Lagos.
A abertura teve a presença do reitor do IF Fluminense, professor Luiz Augusto Caldas, dos diretores do campus Arraial do Cabo, do IFRJ, João Gilberto Carvalho, do campus Cabo Frio, Anderson Cortines e do Instituto Politécnico - UFRJ, Eleonora Ziller, além de autoridades representantes das secretarias de educação da região.
Foram quatro dias de discussões e troca de experiências sobre as questões didático-pedagógicas com os respectivos diretores de ensino e com a contribuição de renomadas autoridades em educação como a professora Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná e Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense, que avaliaram os perfis educacionais das três instituições, dirimindo dúvidas e orientando para a construção da uma educação com maior qualidade.
As questões administrativas também foram elucidadas com a participação do auditor do IF Fluminense, Hector Rivas, que também apresentou orientações para a parte da organização orçamentária.
Outra parte da programação do evento foi distribuída em eixos temáticos, delineados em fóruns sobre as políticas interinstitucionais de educação profissional e tecnológica, onde foram discutidas as experiências pedagógicas e administrativas, além da relação entre ensino, pesquisa e extensão e proporcionou momentos de troca de experiências entre os servidores das instituições.
O Encontro marcou, principalmente, o início da integração efetiva das instituições de educação profissional da Região dos Lagos, onde o principal objetivo foi ser avaliado o papel dessas escolas enquanto agente de desenvolvimento no interior do estado.
A comissão organizadora entende que para o ano de 2014, deve-se dar continuidade a esse evento como forma de continuar trocando experiências e, assim, valorizar o profissional da educação e a interlocução das instituições com seus respectivos públicos.