CAMPUS CABO FRIO

Encontro marca integração da educação profissional na região

por admin publicado 09/12/2013 15h27, última modificação 15/12/2017 11h04
O I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica da Região dos Lagos consolidou a integração das instituições de educação profissional na região.

O campus Cabo Frio, em conjunto com o campus Arraial do Cabo do Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ e o Instituto Politécnico de Cabo Frio da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, promoveu, na semana passada, o I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica da Região dos Lagos.

A abertura teve a presença do reitor do IF Fluminense,  professor Luiz Augusto Caldas, dos diretores do campus Arraial do Cabo, do IFRJ, João Gilberto Carvalho, do campus Cabo Frio, Anderson Cortines e do Instituto Politécnico - UFRJ, Eleonora Ziller, além de autoridades representantes das secretarias de educação da região.

Foram quatro dias de discussões e troca de experiências sobre as questões didático-pedagógicas com os respectivos diretores de ensino e com a contribuição de renomadas autoridades em educação como a professora Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná e Maria Ciavatta, da Universidade Federal  Fluminense, que avaliaram os perfis educacionais das três instituições, dirimindo dúvidas e orientando para a construção da uma educação com maior qualidade.

As questões administrativas também foram elucidadas com a participação do auditor do IF Fluminense, Hector Rivas, que também apresentou orientações para a parte da organização orçamentária.

Outra parte da programação do evento foi distribuída em eixos temáticos, delineados em  fóruns sobre as políticas interinstitucionais de educação profissional e tecnológica, onde foram discutidas as experiências pedagógicas e administrativas, além da relação entre ensino, pesquisa e extensão e proporcionou momentos de troca de experiências entre os servidores das instituições.

O Encontro marcou, principalmente, o início da integração efetiva das instituições de educação profissional da Região dos Lagos, onde o principal objetivo foi ser avaliado o papel dessas escolas enquanto agente de desenvolvimento no interior do estado.

A comissão organizadora entende que para o ano de 2014, deve-se dar continuidade a esse evento como forma de continuar trocando experiências e, assim, valorizar o profissional da educação e a interlocução das instituições com seus respectivos públicos.