Notícias
Robótica
IFF Cabo Frio adquire kits de robótica de última geração
O Centro de Programação e Robótica do IFF Cabo Frio adquiriu seis kits de robótica, de última geração, da marca Lego Education. A compra do material foi possível devido a aprovação do projeto Competições de Robótica com Equipes Estudantis: Desenvolvimento de Competências e Inclusão Tecnológica, coordenado pelo prof. Thales Bittencourt de Oliveira, no edital da FAPERJ de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional (Edital 06/2024).
São os primeiros kits de robótica dessa categoria adquiridos pelo Campus. O coordenador do projeto explica que a participação do IFF Cabo Frio em competições de robótica era viabilizada com o auxílio de outras unidades do IFF (Pádua, Campos Centro, Macaé e Polo de Inovação) que emprestavam o material. Desta forma, a compra desses kits significa um grande avanço para o Campus, que nos últimos dois anos, vem se destacando na área. Em 2023, o IFF Cabo Frio participou com uma equipe na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e venceu a etapa regional. Neste ano, o Campus foi representado por três equipes na OBR e todas se classificaram para a etapa estadual. O Campus também está classificado para a etapa nacional da competição FIRA Brasil, que acontecerá em novembro.
A robótica educacional voltada para competições desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais nos estudantes. Para o prof. Thales Bittencourt, “participar de competições de robótica estimula o aprendizado prático de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), promovendo a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, esses eventos incentivam o trabalho em equipe, a comunicação e a gestão de projetos, preparando os jovens para desafios do mundo real e para o mercado de trabalho. A competitividade saudável nesses torneios também ensina a lidar com vitórias e derrotas, desenvolvendo resiliência e capacidade de adaptação. Assim, a robótica educacional voltada para competições não só estimula o aprendizado acadêmico, mas também contribui para o crescimento pessoal e social dos alunos”, explica.