CAMPUS CAMBUCI

Inovação Tecnológica

Campus Avançado Cambuci promove palestra com pesquisadores da Uenf

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 27/03/2017 14h53, última modificação 27/03/2017 16h17
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-IFF) em parceria com a Uenf.
Campus Avançado Cambuci promove palestra com pesquisadores da Uenf

Palestra foi ministrada por professor e equipe de pesquisadores da Uenf

Alunos do 3.º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Agroecologia e do 3.º módulo do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária do Campus Avançado Cambuci participaram, no dia 08 de março, de palestra com a equipe liderada pelo professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Antônio Teixeira do Amaral Junior.

A palestra, que teve como tema o melhoramento genético de plantas e a inovação tecnológica para o Norte e Noroeste Fluminense, além de motivacional, apresentou aos alunos o programa de melhoramento de milho de pipoca da Uenf e sua ligação com a inovação tecnológica, visto que variedades do milho desenvolvidas pela equipe já foram registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as sementes melhoradas estão disponíveis para utilização dos produtores.

Durante a palestra, os alunos de pós-doutorado Guilherme Pena, Amanda Guimarães e Janeo de Almeida Filho fizeram um breve depoimento sobre suas experiências de trabalho com a cultura do milho de pipoca no campo ou no laboratório, no Brasil e nos Estados Unidos, e motivaram os alunos para a verticalização do ensino, deixando as portas da Uenf abertas para estágios futuros.

Para o professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-IFF), Reynaldo Tancredo Amim, “este tipo de contato é de grande importância para os alunos que visam a entrada na universidade e aproximam o ensino técnico de pesquisas que visam o desenvolvimento regional”, destacou Reynaldo, agradecendo à Uenf por proporcionar essa oportunidade aos estudantes.