CAMPUS CAMBUCI

Agroecologia

Campus Avançado Cambuci promove Semana Do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana e Campus Avançado Cambuci publicado 05/06/2023 12h52, última modificação 05/06/2023 13h05
Evento já acontece há 7 anos na instituição e conta com a participação da comunidade interna e externa.
Semana Do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente do IFF Cambuci

Participantes puderam transitar entre as estações temáticas.

O Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci realizou, na última quarta-feira, dia 31 de maio, a Semana do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente, com o tema “Produto Orgânico - Amigo do Clima”. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFF Cambuci, recebeu cerca de 300 participantes, entre alunos, ex-alunos, servidores e estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do município e região.

A abertura aconteceu na quadra do campus, seguida por uma roda de conversa sobre o tema e, na sequência, foi servido um lanche aos participantes, que se dividiram em quatro grupos para visitar as estações temáticas oferecidas pelo evento: Abelhas; Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais; Compostagem; e Conhecendo a Criação de Ovelhas.

Segundo o diretor de Ensino do IFF Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim, eventos como esse são importantes para integrar os estudantes das escolas da região e divulgar a importância dos alimentos orgânicos para a saúde de todos. A coordenadora do NEA do IFF Cambuci, Marize Bastos de Matos, citou a importância de compartilhar com a comunidade as atividades e rotina do campus, em especial comemorações de datas importantes, como a Semana do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente. “É uma forma de despertar nos estudantes o interesse por temas voltados para o meio ambiente e produção agroecológica. Em conversa com professores e gestores das escolas, sempre falam que os alunos gostam muito de participar das atividades realizadas pelo IFF Cambuci”, conta, celebrando o sucesso do evento.

Histórico - A iniciativa acontece no IFF Cambuci desde 2017 e tem por objetivo a troca de saberes sobre produtos orgânicos e agroecologia, dialogando sobre como a produção de orgânicos é um modelo de agricultura que se preocupa com o meio ambiente. O evento destaca também que há formas de produzir alimentos de forma mais sustentável, trazendo benefícios para a saúde humana e do planeta, e a importância da valorização do conhecimento do agricultor familiar, conciliando o saber tradicional e científico.

A Semana integra a programação da XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.