CAMPUS CAMBUCI

"Como prioridade teremos o reforço na segurança do campus", promete Reynaldo Amim

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/11/2023 15h33, última modificação 27/11/2023 15h37
Entrevista com o professoro Reynaldo Tancredo Amim, candidato a diretor-geral do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci.
Ronaldo Tancredo Amim (Foto: divulgação)

Reynaldo Tancredo Amim é Engenheiro Agrônomo pela UENF, mestre e doutor em Produção Vegetal. Servidor do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci desde 2014, onde atua como docente na área de Agricultura. Desenvolveu projetos na área de propagação de plantas, de fruticultura e coordenou o projeto de criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA IFF Cambuci). Foi Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária de 2017 a 2019 e atualmente atua como Diretor de Ensino do campus. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023 do IFF.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.

Portal do IFF - O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias de mandato?

Como prioridade teremos o reforço na segurança do campus com a instalação de câmeras de monitoramento, melhoria do ambiente de convivência dos estudantes e melhoria da qualidade da água. Outro ponto importante é melhorar a alimentação fornecida aos estudantes, sendo necessário um novo servidor na área de nutrição para elaboração do cardápio e a aquisição de equipamentos para a cozinha e refeitório do campus, que estão sendo reformados

Portal do IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

O campus necessita muito de investimentos em infraestrutura, sendo prioridades a melhoria da qualidade da água e o tratamento de esgoto, por estar localizado na zona rural e não existir oferta desses serviços. Outras grandes necessidades de infraestrutura do campus é a urbanização, construção de um auditório, a construção de uma guarita na entrada do campus e a finalização da obra da quadra poliesportiva. Também é urgente a contratação de novos colaboradores e Técnicos Administrativos, para que seja possível o fornecimento de serviços básicos ao público e para a manutenção do campus, assim como a renovação da frota.

Portal do IFF - Em sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão ?

O planejamento de crescimento do campus está pautado na criação de cursos nas áreas de Tecnologia de Alimentos e de Informática. Dessa forma, iremos estimular a criação dos PPCs desses cursos e buscar recursos para construção de laboratórios. Também iremos incentivas e apoiar a criação de novos projetos de pesquisa e extensão, assim como a divulgação de resultados em eventos científicos.

Portal do IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar ?

Oferta de programas de monitoria buscando melhor desempenho acadêmico dos estudantes, incentivar a criação de projetos de ensino pelos docentes, melhoria do ambiente de convivência dos estudantes do campus, possibilitar melhor deslocamento dos estudantes entre o campus e suas residências por meio de parcerias com as prefeituras locais, estimular a prática de esporte no campus.

Portal do IFF - Quais as propostas para os servidores Técnicos Administrativos e Professores?

É importe a criação de um ambiente de convivência e descanso do servidor no campus, uma vez que esse ambiente não existe e as horas de descanso são cumpridas no campus devido à distância e ao difícil acesso à cidade. Também é necessário melhorar as condições de trabalho com fornecimento de materiais de expediente e equipamentos, incentivar a qualificação dos servidores e, frequentemente, realizar reuniões para escuta das demandas e necessidade da comunidade escolar, promovendo uma gestão democrática.

Portal do IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho ?

São ações importantes para o bom desempenho das funções dos Técnicos Administrativos permitindo melhor gerenciamento da carga horária de trabalho e, assim, podendo aumentar o rendimento dos servidores, por permitir uma adequação entre sua vida profissional e pessoal. Porém, no Campus Cambuci é necessário uma avaliação minuciosa e um bom planejamento para a implementação dessas ações, uma vez que não podemos interromper o atendimento ao público e só contamos com um único servidor por setor.

Em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFFluminense, cada candidato a diretor geral tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.