Notícias
Meio Ambiente
Equipe do IFF Campus Avançado Cambuci participa de limpeza do Rio Paraíba
É a segunda vez que estudantes e servidores do Campus Avançado Cambuci participam do evento.
Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Cambuci participaram da sexta campanha de limpeza do Rio Paraíba, que promoveu a retirada do lixo em suas margens e ilhas e seu repovoamento, com a inserção de alevinos de espécies nativas. A iniciativa aconteceu na manhã do dia 04 de junho, na praça da Igreja Matriz, em Cambuci, e o IFF esteve presente por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).
Também foi realizada uma programação de Educação Ambiental, oferecendo oficina prático-demonstrativa de construção de horta sustentável em casa, oficina de reciclagem com pneus, compostagem, doação de mudas de plantas produzidas no campus e a exposição “Salve as abelhas”. A programação cultural ficou por conta das bandas Rock in Roça, do IFF Cambuci, e Mamazup, de músicos locais.
O professor Sylvio Botelho Júnior, que ministra a disciplina de Biologia, afirma que, além de servir de vitrine para as ações realizadas na instituição, o evento oportuniza desenvolver de forma prática a conscientização ambiental dos alunos e comunidade. “Mobiliza as pessoas e traz reflexões sobre a importância da preservação do Rio Paraíba, que é fonte de abastecimento de mais de 18 milhões de pessoas e local de sustento de várias famílias”, afirmou.
A estudante Lorena Leal, que é bolsista do NEA, destaca que gostou muito do evento. “Além da limpeza, foram soltas espécies nativas de peixes no rio, o que ajuda a aumentar a biodiversidade. O evento na praça também foi muito bom, pois lá compartilhamos conhecimentos, pude ver a importância das abelhas em nosso planeta e aprender a reutilizar materiais que seriam descartados”, disse. Segundo ela, a ação também ajudou a refletir sobre a realidade e melhorar a biodiversidade e o bem-estar do planeta.
O evento contou com a parceria do grupo "Juntos pelo Paraíba", da prefeitura municipal de Cambuci e da Forte Telecon.