CAMPUS CAMBUCI

Equipe do IFF Campus Avançado Cambuci participa de limpeza do Rio Paraíba

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana e Campus Avançado Cambuci publicado 21/06/2023 08h51, última modificação 21/06/2023 09h11
Essa foi a sexta campanha de limpeza do rio e, além da retirada de lixo, houve uma ação de repovoamento, com alevinos de espécies nativas.
Equipe do IFF Campus Avançado Cambuci participa de limpeza do Rio Paraíba

É a segunda vez que estudantes e servidores do Campus Avançado Cambuci participam do evento.

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Cambuci participaram da sexta campanha de limpeza do Rio Paraíba, que promoveu a retirada do lixo em suas margens e ilhas e seu repovoamento, com a inserção de alevinos de espécies nativas. A iniciativa aconteceu na manhã do dia 04 de junho, na praça da Igreja Matriz, em Cambuci, e o IFF esteve presente por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).

Também foi realizada uma programação de Educação Ambiental, oferecendo oficina prático-demonstrativa de construção de horta sustentável em casa, oficina de reciclagem com pneus, compostagem, doação de mudas de plantas produzidas no campus e a exposição “Salve as abelhas”. A programação cultural ficou por conta das bandas Rock in Roça, do IFF Cambuci, e Mamazup, de músicos locais.

O professor Sylvio Botelho Júnior, que ministra a disciplina de Biologia, afirma que, além de servir de vitrine para as ações realizadas na instituição, o evento oportuniza desenvolver de forma prática a conscientização ambiental dos alunos e comunidade. “Mobiliza as pessoas e traz reflexões sobre a importância da preservação do Rio Paraíba, que é fonte de abastecimento de mais de 18 milhões de pessoas e local de sustento de várias famílias”, afirmou.

A estudante Lorena Leal, que é bolsista do NEA, destaca que gostou muito do evento. “Além da limpeza, foram soltas espécies nativas de peixes no rio, o que ajuda a aumentar a biodiversidade. O evento na praça também foi muito bom, pois lá compartilhamos conhecimentos, pude ver a importância das abelhas em nosso planeta e aprender a reutilizar materiais que seriam descartados”, disse. Segundo ela, a ação também ajudou a refletir sobre a realidade e melhorar a biodiversidade e o bem-estar do planeta.

O evento contou com a parceria do grupo "Juntos pelo Paraíba", da prefeitura municipal de Cambuci e da Forte Telecon.