CAMPUS CAMBUCI

Obap

IFF Cambuci conquista medalha de prata na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana e Campus Avançado Cambuci publicado 13/10/2022 10h38, última modificação 13/10/2022 10h42
Campus foi novamente premiado na fase de equipes da 11ª edição do evento, realizada em Jundiaí (SP).

Depois de enfrentarem mais de três mil estudantes na etapa virtual da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), Anderson de Souza Alvarenga, Jozimara Teixeira de Souza e Rafael Gomes Costa, alunos do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária do Campus Avançado Cambuci e integrantes da equipe Ouro Verde, garantiram vaga entre os 236 finalistas da competição. Eles voltaram para casa com medalhas de prata, obtendo destaque entre as equipes participantes. O evento contou com representantes de 15 estados do Brasil e de países da América Latina, totalizando 59 instituições reunidas em Jundiaí (SP) entre os dias 07 e 10 de setembro para as provas da fase final. Cada equipe foi formada por um orientador e três estudantes de cursos integrados e subsequentes.

A competição para os cursos na modalidade integrado e concomitante incluiu três provas práticas ligadas à agropecuária: inseminação artificial, regulagem de máquinas agrícolas e levantamento topográfico, além de uma prova teórica com questões objetivas e discursivas. “Vimos como os ensinamentos passados na escola são ótimos, pois apesar de nosso campus não ter alguns laboratórios e equipamentos que seriam cobrados na Obap, mesmo assim conseguimos realizar as provas práticas com muito êxito, enquanto vimos competidores de escolas que tinham todos os equipamentos para treino não se destacarem tanto na competição”, lembra Jozimara. Para ela, a conquista das medalhas foi uma alegre surpresa, ampliada pela oportunidade de conhecer pessoas de outras regiões e culturas, além dos novos conhecimentos obtidos.

O professor Vicente Martins Gomes foi o orientador da equipe Ouro Verde e elogiou o empenho dos medalhistas. “A dedicação e o comprometimento da equipe foi fundamental para o sucesso alcançado, repassando os roteiros das provas e traçando estratégias que poderíamos usar nas provas práticas, de forma a otimizar o tempo para cumprir com sucesso as provas”, avaliouCampus Avançado Cambuci já foi premiado em outras edições da Obap. A participação na 10ª edição, realizada em março de 2022, também foi celebrada com medalhas de prata.