CAMPUS CAMBUCI

ICJ CNPq (2019-2020)

Coordenadora: Daniele Pereira da Silva.

RESUMO: O projeto "A utilização de revista em quadrinhos como ferramenta para o ensino da história da matemática" apresenta uma proposta direcionada para a melhoria da aprendizagem matemática dos estudantes. A fundamentação teórica baseia-se em pesquisas que estimulam a abordagem da história da matemática em sala de aula como contribuição ao ensino, de forma a alcançar um melhor rendimento através de uma didática menos abstrata e mais lúdica. O projeto tem como metodologia a elaboração de histórias em quadrinhos com temas que envolvam a história da matemática utilizando o programa HagáQuê, editor de histórias em quadrinhos com finalidades pedagógicas. Este software é de acesso livre e há diversos tutoriais disponíveis. Essas histórias serão confeccionadas com ajuda do aluno bolsista e utilizadas  como recurso pedagógico nas turmas de Ensino Médio do IFF Cambuci e em outras escolas da comunidade com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos alunos nos conteúdos da disciplina de matemática. Espera-se portanto, fornecer um conjunto de atividades para aplicação em sala de aula que poderão ser utilizadas como material didático e ser uma fonte de pesquisa para alunos e professores.

registrado em: Pesquisa e Inovação