CAMPUS CAMBUCI

Responsável: Professor Ronald dos Santos Merlin.

RESUMO: O ensino de ciências tem sido muito debatido em decorrência dos resultados não satisfatórios obtidos em avaliações externas, no entanto, novas estratégias de ensino tem se destacado como ferramentas motivadoras e facilitadoras de aprendizagem. Um ponto em grande discussão é a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no currículo do Ensino Fundamental. O município de Cambuci localiza-se no noroeste fluminense e apresenta um campus do Instituto Federal Fluminense com cursos técnicos em agropecuária e agroecologia. O presente projeto busca investigar como as escolas públicas de Cambuci estão inserindo a Base Nacional Curricular Comum na disciplina de ciências e oferecer atividades lúdicas para os docentes para abordar assuntos da temática Matéria e Energia com um viés agroecológico em consonância com a formação que o IFF Cambuci oferta, além da importância que a atividade agrícola possui na região. O projeto é estruturado em quatro etapas: primeiramente, será aplicado a um questionário aos docentes que trabalham com a disciplina de ciências para levantamento de dados e informações e a partir deles iniciar a segunda etapa que é a produção dos materiais lúdicos, a terceira etapa é aplicar em quatro escolas que ofertam o ensino fundamental segundo segmento, e finalmente disponibilizar o material para os docentes, configurando a última etapa. O presente trabalho apresenta uma relação triádica entre ensino, pesquisa e extensão e busca aproximar as escolas públicas com o Instituto Federal Fluminense.

registrado em: Extensão