CAMPUS CAMBUCI

Movimento Mulher: dança-teatro para transformação

ICJ CNPq (2019-2020)

Coordenadora: Manuela Batista.

RESUMO: O Coletivo Movimento Mulher é um grupo que pesquisa a dança-teatro dentro de uma perspectiva dialógica e política e que também propõe a troca de conhecimento com a comunidade. O coletivo surgiu a partir do projeto de extensão “Núcleo de Teatro do Oprimido, Gênero e Diversidade” que ocorre no Instituto Federal Fluminense - Campus Cambuci (IFF Cambuci). O projeto realiza encontros semanais com bolsistas e voluntários (todos estudam na escola) após o horário das aulas. O projeto pretende desenvolver atividades artísticas e pedagógicas fundamentadas na metodologia de Augusto Boal, o Teatro do Oprimido (T.O). A pesquisa em dança-teatro surge a partir das experiências com o Teatro Imagem (técnica do T.O), onde os alunos-intérpretes constroem composições coreográficas por meio de partituras corporais subjetivas. A pesquisa de movimento é fundamentada em técnicas do balé clássico, dança-contemporânea e expressão corporal. o Teatro Imagem compõe a construção de dramaturgias corporais. O Movimento Mulher é o caminho de uma poética inovadora, que encontra na composição de ritmos e na expressão corporal, a quebra das opressões: comunicando desejos, trazendo à tona discussões autênticas que precisam ser compartilhadas e discutidas.

registrado em: Pesquisa e Inovação