CAMPUS CAMPOS CENTRO

Doutorado em recursos hídricos recebe inscrições até 31 de março

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/03/2021 12h54, última modificação 08/03/2021 15h28
A pós-graduação acontece no IFF Campos Centro e oferece 15 vagas. Candidatos que possuem o curso de mestrado podem se inscrever pelo site inscricoes.iff.edu.br .
Inscrições abertas do Doutorado Profissional em Recursos Hídricos

As inscrições vão até as 20h de 31 de março. Arte: Raphaella Cordeiro

O Curso de Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) publicou o edital com as regras do processo seletivo 2021 que irá selecionar até 15 novos pesquisadores para o programa, que é realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

O candidato portador do diploma de mestrado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que queira aprofundar seus estudos na área deverá enviar a inscrição pelo site inscricoes.iff.edu.br até 20h do dia 31 de março.

A taxa de inscrição no valor de R$ 60 deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 5 de abril durante o atendimento bancário. Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão isentos do pagamento.

O doutorado tem duas linhas de pesquisa: Modelagem para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos.

O processo seletivo será feito de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus e dividido em duas etapas. Na primeira, os Currículos Lattes e os projetos de pesquisas serão avaliados. Os aprovados serão entrevistados pela banca examinadora na fase seguinte. O resultado final será publicado em 4 de agosto. As dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail ambhidro@iff.edu.br .

O coordenador do doutorado Jader Lugon disse que o aluno poderá atuar tanto na área acadêmica como no mercado de trabalho. “Existem demandas de profissionais especializados para atuação em todo tipo de empreendimento relacionado à água. Indústrias que captam recursos hídricos para uso dentro do seu próprio processo, ou fornecem para usuários; a agricultura que é uma grande usuária, os órgãos ambientais e existe muita demanda de serviços especializados”, explica.

Primeiros projetos

A primeira turma do doutorado começou a estudar em setembro de 2020 com o desafio de fazer a pesquisa em meio à pandemia e o distanciamento imposto pela Covid-19. “Os projetos aprovados em 2020 estão sendo realizados com foco em necessidades regionais, estudando ações para mitigação de alagamentos, desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade da água, novas metodologias para realizar estudos ambientais focados em recursos hídricos”, disse.

Agenda 2030 da ONU

O doutorado tem a missão de disseminar e fortalecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A professora do programa Daniela Bogado disse que, além de ser um compromisso institucional do IFF desenvolver ações de sustentabilidade, os pesquisadores e pesquisadoras estão alinhados, principalmente com as ODS 6 (Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos) e a 11(Tornar as cidades mais sustentáveis) da Agenda 2030 que tem o apoio dos 193 Estados-membros da ONU.

“A economia precisa incorporar a sustentabilidade e a preocupação social”, afirma.