CAMPUS CAMPOS CENTRO

ATIVIDADES SUSPENSAS

Servidores do IFF Campos Centro aderem a greve e paralisam atividades a partir de 17 de abril

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/04/2024 15h41, última modificação 17/04/2024 11h30
Em Assembleia Geral convocada pelo Sinasefe IF Fluminense, 358 servidores votaram a favor de paralisar, por tempo indeterminado, as atividades da unidade; oito foram contra. Atividades consideradas essenciais vão ser mantidas.
Servidores do IFF Campos Centro aderem à greve nacional

A partir de 17 de abril, as atividades acadêmicas e administrativas do IFF Campos Centro estão suspensas por tempo indeterminado. Arte: Ascom Centro

Os servidores do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro aderiram à greve nacional liderada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). As atividades administrativas e acadêmicas serão paralisadas a partir desta quarta-feira, 17 de abril, por tempo indeterminado. Segundo a entidade sindical, a categoria reivindica reestruturação das carreiras dos docentes e dos técnico-administrativos, recomposição de perdas salariais por causa da inflação dos últimos 8 anos e a revogação de normas publicadas por governos anteriores que ferem a autonomia no serviço público.

Porém, o compromisso firmado, na assembleia organizada pelo Sinasefe IF Fluminense, no dia 2 de abril, no auditório Miguel Ramalho do IFF Campos Centro, foi de finalizar as atividades do 2º semestre letivo de 2023, já que, devido à pandemia de Covid-19, o calendário acadêmico do IFF Campos Centro ainda está atrasado. As aulas do 1º semestre letivo de 2024 começariam no dia 24 de abril, mas, devido à greve da categoria, estão suspensas por tempo indeterminado.

O IFF Campos Centro manterá algumas atividades consideradas essenciais pelo comando de greve e a Direção-Geral da unidade que foram descritas em comunicado. Segundo o documento, o campus irá funcionar com demandas presenciais das 8 às 19h. Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento da greve deverá encaminhar um e-mail para comando.centro@sinasefeiffluminense.com .

Além da continuidade do pagamento de todos os tipos de bolsas pagas a estudantes durante o período da greve, também foram incluídos na lista de atividades essenciais o funcionamento da Biblioteca e o atendimento presencial na Diretoria de Gestão de Pessoas cujo expediente será às terças e quintas-feiras, das 8 às 12h e, no turno vespertino, das 14 às 17 horas.

Na Diretoria de Gestão Financeira só serão executados processos já em andamento. O setor de Registro Acadêmico vai atender presencialmente demandas consideradas emergenciais dos alunos das 13 às 19h, enquanto que a Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação vai dar apenas o suporte e a manutenção para que esses serviços possam ser feitos com qualidade.

Eventos — O comunicado informa que eventos já programados como os Jogos entre Instituições Federais de Ensino Tecnológico da Região Sudeste (Jifets), que vão acontecer entre 19 e 22 de abril, a reunião de imersão do Doutorado Ambhidro marcada para 25 e 26 de abril e a capacitação do aparelho de ultrassom da área de Mecânica, que será nos dias 7,8 e 9 de maio, estão mantidos.

Projetos e Pós-graduação — Outros projetos e os cursos de mestrados e o doutorado também vão continuar durante a greve.

O Centro de Qualidade de Vida (CQV) vai funcionar normalmente. As aulas do Curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, do Programa Mulheres Mil, que acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18 às 22h, e as do Curso Preparatório Popular Goitacá vão continuar presencialmente.

Já os cursos de pós-graduação Stricto Sensu vão manter seus calendários. Segundo o futuro diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFF Campos Centro, Pedro Castelo Branco, as aulas dos programas vão permanecer presenciais por ser uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Curso de Reforço Acadêmico também foi considerado atividade essencial e permanece com seu cronograma inalterado.

Os servidores da rede federal de educação reivindicam recomposição orçamentária dos institutos federais, reestruturação das carreiras, correção salarial para repor as perdas inflacionárias dos últimos 8 anos, equidade no valor dos benefícios pagos aos cargos dos Poderes Judiciário e Legislativo e a revogação de atos normativos publicados por governos anteriores que ferem a autonomia do serviço público.