CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Arte

Inscrições abertas para oficinas do IV Fesquiff

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/08/2016 15h47, última modificação 16/08/2016 15h42
As primeiras ações da quarta edição do Festival Nacional de Esquetes do IFFluminense (Fesquiff) acontecem neste fim de semana nos campi Campos Guarus e Cabo Frio. Inscrições estão abertas.
Começam as oficinas do IV Fesquiff

Oficinas e esquetes serão realizadas durante o Festival.

 Com uma programação que vai de agosto a dezembro, o IV Festival Nacional de Esquetes do IFFluminense (Fesquiff) dá início às suas ações com a oferta de cinco oficinas no Campus Campos Guarus e uma em Cabo Frio, neste sábado, dia 20 de agosto.

 Os interessados em participar destas e de outras ações deverão garantir uma vaga se inscrevendo no endereço http://iv.fesquiff.iff.edu.br/, no qual também é possível conhecer a programação completa. As oficinas são gratuitas e destinadas aos estudantes do IFFluminense e à comunidade em geral.

 De acordo com a coordenadora do Fesquiff, Kátia Macabu, está havendo uma grande procura pela programação, e cerca de 200 pessoas já se inscreveram no site interessadas em apresentar esquetes ou participar das oficinas.

 “Primeiro, é importante destacar a disponibilidade dos professores da própria instituição e dos colegas que não são da casa de compartilharem seus saberes por meio das oficinas; a outra questão é a diversidade de conhecimentos destas oficinas na área artística como teatro, fotografia e música”, ressaltou. Segundo ela, a resposta de todos os envolvidos está sendo muito positiva.

 Serão realizadas as seguintes oficinas em Guarus, a partir das 09h: 

Música, movimento e ambiente sonoro com Charles William Vieira Vianna: tem como objetivo estimular um fazer musical através de um processo de escuta de sons presentes no cotidiano e a criação de novas possibilidades sonoras, tornando o corpo um reflexo desta escuta - sala D4 – 20 participantes; 

O corpo, o jogo e a mímica: uma prática de experimentação com Mônica Fernandes Patta: tem como objetivo reproduzir exercícios corporais, sua realidade artisticamente, utilizando-se de seu corpo e suas ações; imitar pessoas, animais e objetos; brincar; confiar no colega; mostrar iniciativa; expor suas idéias em grupo - sala E4 – 25 participantes; 

Jogos dramáticos com Luiz Fernando Crespo Rossi: tem como objetivo desenvolver regras para jogos de observação, atenção, improvisação e representação. Conhecer um espaço cênico, se aproximar de um personagem e descobrir como se desenrola uma ação dramática – Auditório do bloco D – 25 participantes; 

Fotografia - o exercício do olhar com Fernanda Morales: promover o conhecimento acerca do percurso da fotografia brasileira ao longo de sua história, lançando um olhar linear desde seus primeiros realizadores até as produções contemporâneas. A oficina também busca penetrar sob o olhar sensível do fotógrafo, sua poética expressiva sobre o mundo e as especificidades de seus meios – sala D3 – 25 participantes; 

Coreografia de Jazz (Dança) com Simone Carvalho - sala E1 - 20 participantes. 

 Em Cabo Frio, será ministrada a oficina Jogos Teatrais para atores e não atores - uma breve introdução ao Teatro do Oprimido com Céli do Nascimento Palácios, a partir das 14h.

 

Comunicação Social da Reitoria