CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Notícias > Projeto Capivara inaugura bosque no Cais da Coroa em Campos dos Goytacazes

Notícias

Projeto Capivara inaugura bosque no Cais da Coroa em Campos dos Goytacazes

Meio Ambiente

O bosque é fruto do plantio de 120 mudas de 11 espécies nativas, realizado em janeiro deste ano.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/11/2017 11h06, última modificação 01/11/2017 11h06
Exibir carrossel de imagens Cleber Fiuza e o Padre Márcio durante inauguração do bosque

Cleber Fiuza e o Padre Márcio durante inauguração do bosque

 O projeto Capivara, do Campus Campos Guarus, inaugurou o Bosque Nossa Senhora Aparecida, no Cais da Coroa Grande, em Campos dos Goytacazes.  O evento, realizado no dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia da Padroeira do Brasil, iniciou com uma missa campal celebrada pelo Padre Márcio André Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, além de uma encenação sobre o encontro da imagem no rio Paraíba do Sul realizada pelas crianças da catequese do Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro. 

 Na ocasião, também foi realizada uma ação social com o Rotary Club de Campos, com aferição de pressão, distribuição de lanches e brinquedos para as crianças no Cais da Coroa.

 De acordo com integrante do projeto Capivara, Cleber Fiuza, "a inauguração do bosque é fruto do plantio de 300 mudas de 11 espécies nativas do bioma Mata Atlântica em referência aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, realizado em 29 de janeiro deste ano. Ao todo, foram plantadas 120 mudas no Cais da Coroa, 30 no Cais da Lapa, e as demais foram distribuídas para os pescadores realizarem o plantio em outras partes do rio", destaca Cleber.

 As espécies plantadas são nativas da baixada aluvial – Floresta Estacional Semidecidual da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul. São elas: Castanha-do-Maranhão, Ingá-Mirim, Timbó, Araçá-Roxo, Araçá-Una, Louro-Pardo, Figueirinha,Tucaneiro, Aroeira, Goiaba e Sabão.