CAMPUS ITABORAI

Audiência Pública reflete demandas

por admin publicado 17/10/2013 19h50, última modificação 14/12/2017 14h32
A audiência pública realizada em Itaboraí, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um campus do Instituto, refletiu as demandas variadas da população local.

Dezenas de pessoas compareceram ao Salão Nobre da Prefeitura, na tarde do dia 16 de outubro de 2013, para conhecer o IFF, sua área de atuação e oferta de cursos, e para expressar e debater suas expectativas no que tange a área educacional.

A orientadora vocacional da Escola Municipal Roberta Maria Sodré de Macedo, Denise Gonçalves, marcou presença e ainda foi acompanhada de dois jovens alunos interessados nas oportunidades de formação. “Os jovens de Itaboraí só tem duas opções, fazer o Ensino Médio científico ou a preparação para docência. Os cursos técnicos são pagos e muito caros”, disse. Como o IFF vai oferecer cursos técnicos de nível médio gratuitos, a expectativa da população é grande, assim como em relação ao leque de ofertas.

Cursos na área de Gestão, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Cinema foram sugeridos. Há a preocupação de capacitar a população para o Comperj, mas também oferecer uma formação profissional que possa ir além desse empreendimento que irá se instalar no município.

A inclusão social foi outro ponto de debate durante a audiência pública no sentido de que, através da educação, a população de Itaboraí possa ser incluída no processo de desenvolvimento econômico que se vislumbra para o local. O termo “Polo de Conhecimento” foi repetido por diversos representantes da sociedade.

O prefeito do município, Helil Cardozo, enfatizou que “o município não quer ser reconhecido simplesmente pelo polo petroquímico que está sendo construído, mas por ser um polo de conhecimento”.

Álvaro dos Santos, diretor geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) afirmou que há 40 anos o município vem sofrendo um processo injusto de desenvolvimento. “Hoje nós estamos vivendo o momento da transformação. O mais importante não é saber quantos empregos estão sendo gerados, mas se os munícipes estão preparados para esses empregos e é através da educação que isso se fará”.

O reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas, se incumbiu de explicar um pouco a trajetória do IFF e sua missão. “Esta audiência tem um marco no estabelecimento do diálogo, no acionamento das nossas escutas em torno de um projeto que envolve todos nós. Os IFs são centros de geração de conhecimento e, dessa forma, têm compromisso com a pesquisa, a ciência e a democratização do acesso, permitindo que a educação profissional se faça de forma ampla”.

Após a audiência pública, os gestores do IFF se reuniram no gabinete do prefeito onde foi definida a composição de uma equipe mista no sentido de viabilizar a oferta de cursos, através do Pronatec, por exemplo, antes mesmo do início das atividades do campus, previsto para 2016.

Durante uma semana, a Reitoria do IFF vai disponibilizar o e-mail audiencia.itaborai@iff.edu.br para receber sugestões sobre o processo de implantação do campus Itaboraí.

Veja as fotos da audiência pública AQUI.

Saiba mais sobre o campus Itaboraí AQUI.

Audiência Pública Itaboraí (3)

(Foto: Weliton Barbosa)

(Publicada em 17/10/2013)