CAMPUS ITABORAI

Campus Itaboraí promove Seminário sobre Recursos Hídricos

por Campus Itaboraí com Comunicação Social da Reitoria publicado 30/11/2022 13h03, última modificação 05/12/2022 15h43
O evento reuniu estudantes e servidores, além de promover integração com outras escolas municipais.
IFF Campus Itaboraí promove Seminário sobre Recursos Hídricos

Registro da participação da comunidade escolar nas palestras e atividades.

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro foi realizado, no Campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense, o VIII Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos. A programação do evento, que  teve atividades especialmente destinadas à Educação de Jovens e Adultos do município, contou com a participação do Centro de Referência em Educação de Idosos de Itaboraí (Cremii) e das Escolas Municipais Maria Ana Moreira, Marly Cid, Genésio da Costa Cotrim e Geremias de Mattos Fontes.

No primeiro dia do Seminário foi realizado o minicurso "Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)", ministrado pelo Sesc São Gonçalo. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus Itaboraí, Neyse Carvalho, "os estudantes ficaram empolgados com a diversidade de plantas que eles conheciam, mas que não sabiam que eram comestíveis. Uma estudante relatou que tem muitas daquelas plantas em casa e que gosta muito de plantar".

Já o minicurso Programa Piloto de Monitoramento dos Recursos Hídricos (PPMRH), desenvolvido pelo projeto Guapiaçu e realizado pelo Instituto de Ação Socioambiental - ASA possibilitou aos estudantes a observação de microrganismos no microscópio, bem como a realização da análise da água colhida no rio dos arredores do campus. O estudante Jhonathan relatou que se sentiu um cientista ao realizar a análise e aprendeu muito sobre a importância de ter um rio limpo para os peixes. Ao final, o Instituto ASA presenteou o campus com um livro de fotografias e sorteou outro entre os estudantes.

No dia 22 novembro foi realizada a oficina Tintas de Solo, ofertada pela Embrapa Solos. Os estudantes do Cremii se envolveram com a atividade e pintaram com os materiais que nunca tinham visto antes. Por fim, foi realizada uma palestra sobre a Biodiversidade Regional, também ofertada pelo Instituto Asa. A palestra reuniu um grupo expressivo de estudantes que ficaram atentos à importância de preservar o meio ambiente para garantir a vida da fauna e flora das florestas brasileiras. Ao final, as escolas participantes e o IFF também receberam um livro de fotografias do Instituto ASA.

O último dia do evento foi marcado pelo minicurso de Plantas Medicinais, ofertado pelo Sesc São Gonçalo. Os estudantes do Cremii puderam interagir e aprender mais sobre as plantas que eles conhecem e sobre outras plantas que podem ser utilizadas. Os estudantes fizeram o plantio de mudas no jardim do campus, doadas pelo Parque Três Picos.

Neyse destaca que o evento marcou o início de muitas atividades destinadas para a EJA. "Foi uma ótima oportunidade de abrir as portas do campus para que eles conhecessem e se sentissem parte de um espaço que é para ser ocupado por eles", ressaltou a coordenadora.

Saiba mais:VIII Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos (SRHIDRO) teve como tema Mudanças Climáticas e Gestão Sustentável das Águas: desafios e oportunidades para o alcance dos ODS da Agenda 2030 da ONU. O evento, bienal, é promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF) e pelo Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro/IFF), com o objetivo de colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional.